Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O ensino da cor nos livros didáticos de Arte

The teaching of color in Art textbooks

Quattrer, Milena ; Gouveia, Anna Paula Silva ;

Artigo Completo:

O artigo se preocupa em comparar e analisar os conceitos apresentados pelos livros didáticos de Arte para o Ensino Fundamental no que diz respeito à teoria da cor, especificamente naqueles publicados no Brasil entre os anos 2000 e 2015 pelos grupos Abril, Santillana, IBEP, FTD e Ediouro.

Artigo Completo:

This article aims at comparing and analyzing the concepts presented by Art textbooks for primary education regarding to the theory of color, especially those published in Brazil between 2000 and 2015 by Abril, Santillana, IBEP, FTD and Ediouro.

Palavras-chave: cor, livro didático, arte/educação,

Palavras-chave: color, textbook, art education,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-004

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte: Ensino de primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1997.
  • [2] FROVA, A. Luce, colore, visione: perchè si vede ciò che si vede. Milano: BUR Scienza, 2008.
  • [3] GOUVEIA, A. P. S. Teoria da cor: modulação e escalas. 2009. Slide. Notas de aula.
  • [4] GUIMARÃES, L. A cor como informação. São Paulo: Annablume, 200
Como citar:

Quattrer, Milena; Gouveia, Anna Paula Silva; "O ensino da cor nos livros didáticos de Arte", p. 40-52 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-004

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações