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O TESTE DE COMPREENSÃO ICONOGRÁFICA COMO FERRAMENTA DE AFERIÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO VISUAL DE USUÁRIOS DIGITAIS

THE ICONOGRAPHIC COMPREHENSION TEST AS A TOOL TO MEASURE THE VISUAL LITERACY OF DIGITAL USERS

Carrion, Patrícia ; Cruz, Ana Carolina ; Fernandes, Mariana ; Quaresma, Manuela ;

Artigo Completo:

O ritmo acelerado de inovação tecnológica destaca as questões da relação entre usuários, objetos e ambientes digitais, e, evidencia, no contexto das interfaces gráficas, a existência de uma Alfabetização Visual-Digital. O meio digital, construído pela intersecção de mídias e gêneros visuais distintos, exige dos usuários um conjunto específico de habilidades, visto que a instabilidade das interações digitais define uma dinâmica única entre designers, plataformas e usuários. Diante desse cenário, o objetivo geral desta pesquisa foi o de investigar o impacto da Alfabetização Visual, por meio da aquisição de repertórios, na experiência de usuários no acesso a dispositivos móveis. Nesta etapa em específico, foi definida uma técnica de avaliação a fim de mensurar o repertório visual dos sujeitos da pesquisa: o Teste de Compreensão Iconográfica.

Artigo Completo:

The rapid pace of technological innovation highlights the issues of the relationship between users, digital objects and environments, and, in the context of graphical interfaces, shows the existence of a Visual-Digital Literacy. The digital medium, built by the intersection of different media and distinct visual genres, requires people to develop a specific set of skills, since the instability of digital interactions defines a unique dynamic between designers, platforms and users. Hence, this paper proposed as an overall intention to investigate the impact of Visual Literacy, through the acquisition of repertoires, in users’ access to mobile devices. To that effect, in this specific stage, an evaluation technique was defined with the purpose of measuring the visual repertoire of the research subjects: the Iconographic Comprehension Test.

Palavras-chave: Alfabetização Visual, Teste de Compreensão, Usuários Digitais,

Palavras-chave: Visual Literacy, Comprehension Test, Digital Users,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0227

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Como citar:

Carrion, Patrícia; Cruz, Ana Carolina; Fernandes, Mariana; Quaresma, Manuela; "O TESTE DE COMPREENSÃO ICONOGRÁFICA COMO FERRAMENTA DE AFERIÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO VISUAL DE USUÁRIOS DIGITAIS", p. 2182-2192 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0227

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