ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A ARQUITETURA DO AMBIENTE BEM-EDUCADO: Uma reflexão sobre o papel da arquitetura como professor em acessibilidade

A ARQUITETURA DO AMBIENTE BEM-EDUCADO: Uma reflexão sobre o papel da arquitetura como professor em acessibilidade

DUARTE, Laura de Siqueira ; LUCAS JUNIOR, Roberto ;

ARTIGO COMPLETO:

"Este trabalho traz discussões sobre um projeto-piloto de escola pública de ensino fundamental na qual a Arquitetura teria um forte papel no aprendizado. O projeto buscou criar espaços que tivessem o potencial de transformar a aquisição de conhecimento em algo divertido e desejado, estimulando todos os tipos de atividades e talentos com oficinas que eram e exploram interesses das crianças.Este artigo visa discutir as qualidades de sustentabilidade e de acessibilidade desenvolvidas paraesse projeto escolar, que propõe um espaço inclusivo no seu sentido amplo, com acessibilidadeemocional, física, econômica e social. Com o projeto, pretendeu-se explorar as possibilidades detornar a escola uma Instituição aberta ao bairro, transformando-se em um agente de integração, derepresentação social, trazendo a cultura local e a sensação de pertencimento aos seus estudantes."

ARTIGO COMPLETO:

"This study discusses a pilot project for a public elementary school in which architecture plays a strong role in learning. The project sought to create spaces that had the potential to transform the acquisition of knowledge into something fun and desirable, stimulating all kinds of activities and talents withworkshops that generate and explore children's interests.This article aims to discuss the sustainability and accessibility qualities developed for this schoolproject, which proposes an inclusive space in its broadest sense, with emotional, physical, economic and social accessibility. The project was intended to explore the possibilities of making the school aInstitution open to the neighborhood, transforming it into an agent of integration, of social representation, bringing local culture and a sense of belonging to its students."

Palavras-chave: Acessibilidade; sustentabilidade; arquitetura escolar,

Palavras-chave: Accessibility; sustainability; school architecture,

DOI: 10.5151/eneac2024-826614

Referências bibliográficas
  • [1] "ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 9050/2015: Acessibilidade a
  • [2] edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2020.
  • [3] AZEVEDO, Giselle Arteiro Nielsen et al. «O Espaço da Escola como o “LUGAR” do
  • [4] Conhecimento: Um Estudo de Avaliação de Desempenho com Abordagem Interacionista». In:
  • [5] Anais do NUTAU’2004. São Paulo: FAUUSP CD-ROM 2004. Disponível em:
  • [6] http://www2.gae.fau.ufrj.br/wp-content/uploads/2019/03/esp_esc_-lugar_conh.pdf
  • [7] BERNARDI, Núbia; KOWALTOWSKI, Doris Catherine Cornelie Knatz . “When role playing is not
  • [8] enough: improved universal design education”. Archnet-IJAR: International Journal of Architectural
  • [9] Research, v. 4, p. 376-390, 2010.
  • [10] CAMBIAGHI Silvana. Desenho Universal: métodos e tecnicas de ensino na graduação de
  • [11] arquitetos e urbanistas. Dissertação. Mestrado. FAU USP. São Paulo, 2004.
  • [12] CAVALCANTE, Sylvia e ELIAS, Terezinha. “Apropriação’. In: CAVALCANTE, Sylvia e ELALI, Gleice
  • [13] a. Temas Básicos em Psicologia Ambiental. São Paulo:Vozes, 2011. COSTA, Angelina Dias L. “Experiências Acadêmicas de Projeto Colaborativo e Acessibilidade Na Pós-Graduação: A opinião dos profissionais”. Revista Projetar , v. 3, p. 80-88, 2018.
  • [14] DISCHINGER, Marta; BINS ELY, Vera Helena Mo.; MATTOS, M. L.; BRANDÃO, M. M.”Orientar-se
  • [15] em campi universitários no Brasil: condição essencial para a inclusão”. In: Ponto de Vista -
  • [16] Revista de Educação e Processos Inclusivos , v. 10, p. 39-64, 2008.
  • [17] DORNELES, Vanessa G.; FARIAS, S.; PIPPI, L. G. A.; SILVA, M. L. S. “Acessibilidade em espaços
  • [18] abertos: analisando o centro de Santa Maria”. PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e
  • [19] Contemporaneidade , v. 4, p. 80-97, 2020.
  • [20] DUARTE, Cristiane Rose de Siqueira; COHEN, Regina; «Acessibilidade Emocional». In: VII
  • [21] Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído / VIII Seminário Brasileiro de
  • [22] Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2018. p. 6-10.
  • [23] DUARTE, Laura de Siqueira. A Arquitetura do Ambiente Bem Educado. Trabalho de
  • [24] Conclusão de Curso: PUC-RIO, 2022.
  • [25] ELALI, Gleice e PINHEIRO, José. “Wayfinding (navegando o ambiente)”. In: CAVALCANTE e
  • [26] ELALI. Psicologia ambiental: Conceitos para a leitura da relação pessoa-ambiente. São Paulo: Vozes,
  • [27] 2018. Pp. 250-259
  • [28] FORTUNATO, Ivan (30 de junho de 2016). «Ainda é preciso ter Cuidado: Escola?!». Inter Science
  • [29] Place.11(2). ISSN1679-9844.
  • [30] GARDNER, Howard. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. New York: Basic
  • [31] Books, 1983.
  • [32] HALL, Edward. A Linguagem Silenciosa. Lisboa: Relógio d’Água Editores, 1994.
  • [33] INSON, Nathalia. «O que é Arquitetura Bioclimática». Vivadecora, 2021. Disponível em:
  • [34] https://www.vivadecora.com.br/pro/arquitetura-bioclimatica/
  • [35] OLIVEIRA, Virna M.; SANTIAGO, Zilsa Maria Pinto. “Acessibilidade física como ferramenta de
  • [36] inclusão nas escolas públicas de Maranguape”. Anais do ENEAC 2020. Natal, RN, 2020
  • [37] SANTIAGO, Zilsa M.P. Acessibilidade fisíca no ambiente construído: o caso das escolas
  • [38] municipais de ensino fundamental de Fortaleza-CE (1990-2003). Dissertação. Mestrado. FAU
  • [39] USP. São Paulo, 2005
  • [40] SILVA, Renato Fonseca L., COSTA Angelina Dias L.; THOMANNB Guillaume. “Design tool based
  • [41] on Sensory Perception, Usability and Universal Design”. In: Proceedings of the 29th CIRP Design
  • [42] Conference 2019. Pp. 618-623 Disponível em www.sciencedirect.com
  • [43] STILLMAN, Tyler F.; BAUMEISTER, Roy F. “Uncertainty, Belongingness, and Four Needs for
  • [44] Meaning”. In: Psychological Inquiry, v. 20, p. 249-251, 2009"
Como citar:

DUARTE, Laura de Siqueira; LUCAS JUNIOR, Roberto; "A ARQUITETURA DO AMBIENTE BEM-EDUCADO: Uma reflexão sobre o papel da arquitetura como professor em acessibilidade", p. 1214-1225 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-826614

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações