Dezembro 2019 vol. 6 num. 6 - 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador
Artigo - Open Access.
A compra e venda de vestuário on line: comunicando atributos não digitais em um meio digital e a relação com o design e a UX
Selling and buying apparel online: communicating non digital attributes through digital media and the relation with design and UX
BOZZI, Carolina ; NEVES, Marco ; MONT'ALVÃO, Claudia ;
Artigo:
Artigos de vestuário são produtos com os quais as pessoas ainda sentem a necessidade de ter um contato multissensorial. Alguns de seus atributos são dificilmente comunicados digitalmente, como a textura e o caimento do tecido, ademais, a falta de padronização de tamanhos praticada pela indústria suscita diversas dúvidas no consumidor/usuário, levando-o, em determinadas situações, a comprar produtos e serviços que não suprem suas necessidades ou expectativas. Essa situação gera frustração e o aumento no número de devoluções. Pretende-se por meio do design de interação e do design de informação, criar diretrizes visando o desenvolvimento de websites com uma usabilidade otimizada, a oferecer o suporte necessário à jornada do usuário e à sua experiência de compra. O estudo apresentado faz parte de uma investigação de doutorado em andamento e tem como objetivo geral melhorar a relação e a experiência do usuário (UX) ao interagir com websites de comércio eletrônico de vestuário feminino. Objetiva-se com este artigo promover uma discussão preliminar acerca das dificuldades em comunicar-se certos atributos do vestuário por meio da internet. Espera-se, ao final da investigação, aprimorar a qualidade da interação dos usuários com as apresentações dos produtos de vestuário vendidos on-line, de forma a torná-la mais eficiente, eficaz e satisfatória. Consequentemente os usuários poderão tomar decisões de compra com mais consciência e segurança.
Artigo:
People still feel the need for a multi-sensory contact with clothing products. Some of its attributes are difficult to communicate digitally, such as the texture and the fit of the fabric. Moreover, the lack of size standardisation practiced by the industry raises several doubts for the consumer/user, leading them, in certain situations, to buy products and services that do not meet their needs or expectations. This situation generates frustration and the increase the return rates. The goal is to create guidelines for the development of websites with optimised usability, through interaction design and information design, to provide the necessary support for the user's journey and shopping experience. The study presented is part of an ongoing doctoral research and aims to improve the relationship and user experience (UX) when interacting with women's apparel e-commerce websites. This article aims to promote a preliminary discussion about the difficulties in communicating certain attributes of clothing on the internet. By the end of the research, it is expected to improve the quality of user interaction with the presentations of clothing sold online in order to make it more efficient, effective and satisfying. As a result users will be able to make more informed and secure purchasing decisions.
Palavras-chave: Design, UX, usabilidade, e-commerce, vestuário,
Palavras-chave: Design, UX, usability, e-commerce, apparel,
DOI: 10.5151/ergodesign2019-2.07
Referências bibliográficas
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Como citar:
BOZZI, Carolina; NEVES, Marco; MONT'ALVÃO, Claudia; "A compra e venda de vestuário on line: comunicando atributos não digitais em um meio digital e a relação com o design e a UX", p. 110-124 . In: Anais do 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ergodesign2019-2.07
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