Janeiro 2024 vol. 12 num. 1 - 11º Congresso Internacional de Design da Informação e 11º Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design | CIDI+CONGIC 2023
CONGIC - Open Access.
A comunicação não verbal e o level design silencioso de Scorn
Scorn's non-verbal communication and silent level design
Menezes, Guilherme ; Fonseca, Danilo ; Cavalcanti, Leonardo ; Soares, Nilson Valdevino ;
CONGIC:
Neste artigo apresentamos os resultados preliminares de uma pesquisa exploratória com o propósito de analisar a forma que o jogo independente Scorn molda a experiência que o jogador terá em seu mundo. Apresentando um level design que se mescla com uma narrativa não intrusiva, o jogo utiliza padrões de múltiplos autores para gerar suas fases e atmosfera únicas. O artigo irá explorar as maneiras como eles foram utilizados e como o Guidance, Mood Ambiance e Foreshadowing se mostram relevantes para a instrução do jogador sem nenhum método de exposição. A fim de confirmar os conceitos citados acima, utilizamos a metodologia de game analysis de Aarseth (2003) e Soares (2023) de modo a explorarmos a obra em vista dos padrões mencionados.
CONGIC:
In this article we present the preliminary results of an exploratory research with the aim of analyzing how the independent game Scorn shapes the player's experience in its world. Presenting a Level Design that merges with a non-intrusive narrative, the game utilizes patterns from multiple authors to generate its unique levels and atmosphere. The article will explore the ways in which they were utilized and how Guidance, Mood Ambiance, and Foreshadowing prove relevant for instructing the player without any expositional methods. In order to confirm the aforementioned concepts, we employed the game analysis methodology of Aarseth (2023) and Soares (2003) to explore the game in light of the aforementioned patterns.
Palavras-chave: Scorn, level design, game design, game analysis, game studies,
Palavras-chave: Scorn, level design, game design, game analysis, game studies,
DOI: 10.5151/cidiconcic2023-112_649805
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Como citar:
Menezes, Guilherme; Fonseca, Danilo; Cavalcanti, Leonardo; Soares, Nilson Valdevino; "A comunicação não verbal e o level design silencioso de Scorn", p. 1664-1671 . In: .
São Paulo: Blucher,
2024.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidiconcic2023-112_649805
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