Setembro 2015 vol. 2 num. 2 - 7º Congresso Internacional de Design da Informação
Artigo Completo - Open Access.
A comunicação visual criada pelo designer e a percepção do consumidor: um estudo de caso
Designer-made visual communication and consumer perception: a case study
Santos, Marcus Vinícios de Oliveira ; Souto, Virginia Tiradentes ;
Artigo Completo:
O presente artigo discute a relação entre a intenção da comunicação visual criada pelo designer e a percepção visual do consumidor acerca desta. O objeto do estudo de caso – a rede de restaurantes Tomatzo – reposicionou sua identidade visual a fim de fortalecer conceitos visuais que a destacavam frente aos concorrentes. No intuito de compreender a percepção do consumidor relativa à marca após tal reposicionamento, realizou-se uma pesquisa qualitativa por meio de um questionário. Objetiva-se, principalmente, analisar quais impressões a comunicação visual das unidades da rede causava no consumidor, bem como verificar se os objetivos temáticos e conceituais propostos pelo designer foram alcançados.
Artigo Completo:
This paper deals with the relations between the purpose of designer-made visual communication and the consumer’s visual perception of it. The object of the case study – the restaurant chain Tomatzo – repositioned its visual identity so that the visual concepts that stood out against competitors could be strengthened. In order to understand the consumer’s brand perception after this repositioning, a qualitative study was carried out by means of a questionnaire. The primary aims of this study are to analyze which impressions the visual communication of the chain’s units causes and to verify if the thematic and conceptual goals proposed by the designer have been achieved.
Palavras-chave: Percepção visual, consumidor, designer, redesign, Visual perception, consumer, designer, redesign,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_40
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Como citar:
Santos, Marcus Vinícios de Oliveira; Souto, Virginia Tiradentes; "A comunicação visual criada pelo designer e a percepção do consumidor: um estudo de caso", p. 1476-1483 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2318-6968,
ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-congic_40
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