type_article - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A configuração visual em edições brasileiras de obras da literatura gótica

Visual configuration in Brazilian editions of gothic literature books

Barros, Letícia Lima de ; Araújo, Manoel Deisson Xenofonte ;

type_article:

O presente trabalho adota como objetivo evidenciar as particularidades relacionadas à composição gráfica de obras da literatura gótica em edições brasileiras. A investigação se deu através de uma análise quantitativa realizada a partir de um checklist, que comporta elementos referentes à tipografia, layout e imagem. O procedimento partiu da seleção de cinco títulos do supracitado estilo literário e, de acordo com a disponibilidade permitida pela coleta do material, determinou-se três recortes de tempo – 1970 a 1989, 1990 a 2009 e 2010 a 2019 – para alocação dos exemplares. Assim, encaixou-se cada obra em um dos intervalos, totalizando quinze exemplares destinados à investigação. Como resultado, verificou-se que a maior parte das edições não possui um arranjo visual específico que denote o gênero literário da obra.

type_article:

This paper aims to highlight the particularities related to the graphic composition of gothic literature novels in Brazilian editions. The research took place through a quantitative analysis carried out from a checklist, which includes typography, layout and image as components. The chosen books included five gothic literature texts and three time periods - 1970 to 1989, 1990 to 2009, and 2010 to 2019 - were selected for the classification. Thus, each work was fitted into one of the time clippings, totaling fifteen copies to the research. As result, we found out that most editions don’t have a specific visual arrangement that shows the literary genre which the book belongs to.

Palavras-chave: Análise comparativa, composição gráfica, design editorial,

Palavras-chave: Comparative analysis, graphic composition, editorial design,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-002-340725-CIDI-Comunicacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Ambrose, G. & Harris, P. (2009b). Design básico: Cor. Porto Alegre: Bookman.
  • [2] Ambrose, G. & Harris, P. (2009a). Design básico: Grids. Porto Alegre: Bookman.
  • [3] Ambrose, G & Harris, P. (2012). Design básico: Layout (2a ed.). Porto Alegre: Bookman.
  • [4] Ambrose, G & Harris, P. (2011). Design básico: Tipografia. Porto Alegre: Bookman.
  • [5] Barros, L. L. de, Araujo, J. L., & Oliveira, E. A. de (2018). Memória Gráfica da Comunicação
  • [6] Impressa do Cariri. V Mostra UFCA, Juazeiro do Norte.
  • [7] Boletim da Indústria Gráfica (BIG). Guia da indústria gráfica. São Paulo, v.6, n.22, 1970.
  • [8] Boletim da Indústria Gráfica (BIG). Guia da indústria gráfica. São Paulo, v.5, n.23, 1971.
  • [9] Carvalho, L. M. de. (2018). A Configuração Visual Gráfica de Cadernos Especiais do jornal
  • [10] O Povo sob o ponto de vista do Design de Notícias. Monografia, Universidade Federal
  • [11] do Cariri, Juazeiro do Norte, CE, Brasil.
  • [12] Clair, K. & Busic-Snyder, C. (2009). Manual de Tipografia: a história, a técnica, a arte (2a
  • [13] ed.). Porto Alegre: Bookman.
  • [14] Dutra, T. L. M. & Fonseca, L. P. (2014). Metodologia de análise gráfica do Jornal Posição:
  • [15] otimização de processos em pesquisas relacionadas à memória. Anais do Congresso
  • [16] Internacional de Design da Informação, 6, 1-5.
  • [17] http://dx.doi.org/10.5151/designpro-CIDI-175
  • [18] Fonseca, J. da (2008). Tipografia & design gráfico: design e produção gráfica de
  • [19] impressos e livros. Porto Alegre: Bookman.
  • [20] Fraser, T. & Banks, A. (2007). O guia completo da cor. São Paulo: Editora Senac.
  • [21] Haluch, A. (2013). Guia prático de design editorial: criando livros completos. Teresópolis:
  • [22] 2AB Editora.
  • [23] Joly, M. (2007). Introdução à Análise da Imagem (2a ed.). Lisboa: Edições 70.
  • [24] Murguia, E. I. (2009) O colecionismo bibliográfico: uma abordagem do livro para além da
  • [25] informação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da
  • [26] Informação, n. esp. 1. sem., p. 87-104. DOI: 10.5007/1518-2924.2009v14nesp1p87.
  • [27] Nogueira, W.A. À venda em todas as bancas: relação entre produção e circulação de livros
  • [28] colecionáveis comercializados pela Editora Abril na década de 1970. 2018. Tese (doutorado
  • [29] em Ciência da Informação). Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo,
  • [30] São Paulo.
  • [31] Primeiro Filme (2013). Enquadramentos: planos e ângulos. Recuperado em 28 out, 2019, de http://www.primeirofilme.com.br/site/o-livro/enquadramentos-planos-e-angulos.
  • [32] Twyman, M. (1982). The graphic presentation of language. Information Design Journal, 3 (1),
  • [33] 2 – 22. Recuperado em 30 jun, 2019, de https://www.researchgate.net/publication/
  • [34] 233582242_The_Graphic_Presentation_of_Language."
Como citar:

Barros, Letícia Lima de ; Araújo, Manoel Deisson Xenofonte ; "A configuração visual em edições brasileiras de obras da literatura gótica", p. 16-33 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-002-340725-CIDI-Comunicacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações