Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS COMO UM RECURSO DE APOIO A TOMADA DE DECISÃO NOS PROCESSOS DE PROJETOS AUDIOVISUAIS

Pereira, Clarissa Gonçalves ; Scaletsky, Celso Carnos ;

Artigo Completo:

Estudos voltados ao tema de construção de cenários de design têm sugerido que a prática é cap az oferecer auxílio às tomadas de decisão que envolvem o processo de projeto . Este artigo propõe estabelecer uma reflexão em torno da cenarística como um recurso de apoio ao processo decisório de outras indústrias além do design, neste caso da indústria audiovisual. As articulações são fundamentadas no conceito de Nigel Cross sobre o “Design Ways of Knowing” e na visão de “Projeto por Cenários” apresentada por Paulo Reyes. Desta reflexão podem surgir recursos conceituais que subsidiem os processos projetuais não só do design mas também de outras indústrias e avanços nos estudos relacionados a construção de cenários.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Tomada de Decisão; Design; Projeto por Cenários; Indústria Audiovisual,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0139

Referências bibliográficas
  • [1] UNITED NATIONS/UNPD/UNESCO. Creative Economy Report. Widening Local Development Pathways. New York: United Nations, 2013. Disponível em: http://www.unesco.org/culture/pdf/creative-economy-report-2013.pdf. Acesso em: 18 nov. 2015.
  • [2] HOWKINS, J. Economia Criativa: como ganhar dinheiro com ideias criativas. São Paulo: M. Books do Brasil, 2013.
  • [3] AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA – ANCINE. Plano de diretrizes e metas para o audiovisual: o Brasil de todos os olhares para todas as telas. 1. Ed. Rio de Janeiro, 201 Disponível em: . Acesso em:22 nov. 2015.
  • [4] NESTA. Creating Growth: How the UK can develop world- class creative businesses. London, 2006.
  • [5] DORST, K. Understanding design. Bis Publishers, Amsterdam, 2006.
  • [6] LOCKWOOD, T. Transition: becoming a design-minded organization. In: T. Lockwood (Ed.). Design Thinking: Integrating Innovation, Costumer Experience, and Brand Value. New York: Allworth Press, 2010, p.81-95.
  • [7] CROSS, N. Designerly ways of knowing. Springer: London, 2006.
  • [8] MINTZBERG, H. et al. The structure of unstructured decision processes. Administrative Science Quarterly. [S.l.], v. 21, n. 2, jun 1976, p. 246-275
  • [9] REYES, P. Projeto por cenários: o território em foco. Porto Alegre: Sulina, 2015. 268p.
  • [10] SIMON, H. A. A Capacidade de Decisão e de Liderança. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1972.
  • [11] SIMON, H. A Making Management Decisions: the Role of Intuition and Emotion. Academy of Management Executive, v. 1, n. 1, feb. 1987, p. 57-64
  • [12] SCHÖN, D.A. Educando o profissional reflexivo. 1. ed., Porto Alegre: Artmed, 2000.
  • [13] ABRAMCZUK, A. A. A prática da tomada de decisão. São Paulo: Atlas, 2009.
  • [14] BAZERMAN, M.H. Processo Decisório: para cursos de Administração, Economia e MBAs. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2004.
  • [15] MERONI, A. Strategic Design: Where we are now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal , v. 1, n. 1, dec. 1, 2008, p. 31-38.
  • [16] KAHNEMAN, D. Maps of bounded rationality: psychology for behaviral economics. The American Economic Review, v.93, n.5, p.1449-1475, 2003.
  • [17] BUCHANAN, R. Wicked problems in design thinking. Design issues, v. 8, n. 2, 1992, p. 5-21.
  • [18] SCHÖN, D.A. Educando o profissional reflexivo. 1. ed., Porto Alegre: Artmed, 2000.
  • [19] CELASCHI, F. Dentro al progetto : appunti di merceologia contemporanea: In: CELASCHI, F.; DESERTI, A. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricera applicada. Roma: Carocci Editore, 2007, p.15-38.
  • [20] DESERTI, A. Intorno al progetto: concretizzare l’innovazione . In: CELASCHI, F.; DESERTI, A. Design e innovazione: strumenti e pratiche per la ricerca applicata. Roma: Carocci Editore, 2007, p. 57-61.
Como citar:

Pereira, Clarissa Gonçalves; Scaletsky, Celso Carnos; "A CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS COMO UM RECURSO DE APOIO A TOMADA DE DECISÃO NOS PROCESSOS DE PROJETOS AUDIOVISUAIS", p. 1639-1647 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0139

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações