ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO AVALIATIVO DE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA PARA BIBLIOTECAS E ARQUIVOS UNIVERSITÁRIOS

A CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO AVALIATIVO DE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA PARA BIBLIOTECAS E ARQUIVOS UNIVERSITÁRIOS

CARVALHO, Manoel Victor da Costa ; COSTA, Aline Couto da ;

ARTIGO COMPLETO:

As bibliotecas e arquivos consolidam-se como espaços de guarda e consulta de informações e devem proporcionar condições de acessibilidade arquitetônica. Porém, muitos desses locais apresentam desafios nesse sentido, inclusive quanto à respectiva avaliação. Este trabalho objetiva apresentar um instrumento avaliativo de acessibilidade arquitetônica para bibliotecas e arquivos universitários. Para isso, a pesquisa focou em instituições públicas de ensino superior e contou com pesquisas bibliográfica e documental e desenvolvimento de um produto. Os resultados consistem na abordagem sobre os temas e no desenvolvimento de um documento de avaliação, com apresentação, descrição de parâmetros utilizados, checklist e espaço para fotos.

ARTIGO COMPLETO:

Libraries and archives are consolidated as spaces for storing and consulting information and must provide conditions for architectural accessibility. However, many of these places present challenges in this regard, including regarding their assessment. This work aims to present an architectural accessibility assessment instrument for university libraries and archives. To achieve this, the research focused on public higher education institutions and included bibliographical and documentary research and product development. The results consist of an approach to the themes and the development of an evaluation document, with presentation, description of parameters used, checklist and space for photos.

Palavras-chave: Acessibilidade Arquitetônica; Bibliotecas universitárias; Arquivos universitários,

Palavras-chave: Architectural Accessibility; University libraries; University archives,

DOI: 10.5151/eneac2024-831723

Referências bibliográficas
  • [1] "ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16.537: Acessibilidade - Sinalização tátil no piso - Diretrizes para elaboração de projetos e instalação. Rio de Janeiro, 2016.
  • [2] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2020.
  • [3] BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. 4. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
  • [4] BRASIL. Decreto nº 9.404, de 11 de junho de 2018. Altera o Decreto nº 5.296, de 2 dezembro de 2004, para dispor sobre a reserva de espaços e assentos em teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esporte, locais de espetáculos e de conferências e similares para pessoas com deficiência, em conformidade com o art. 44 da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/ legin/fed/decret/2018/decreto-9404-11-junho-2018-786845-norma-pe.html. Acesso em: 21 out 2021.
  • [5] BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Lei dos Arquivos. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1991/lei-8159-8-janeiro-1991-322180-norma-pl.html. Acesso em: 21 out 2021.
  • [6] BRASIL. Lei nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=10741& ano=2003&ato=c8egXU610dRpWT951. Acesso em: 21 out 2021.
  • [7] BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2010/lei-12244-24-maio-2010-606412-publicacaooriginal-127238-pl.html. Acesso em: 20 out 2021.
  • [8] BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º , no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 10 out 2021.
  • [9] BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 10 out 2021.
  • [10] BUENO, L. S.; GUEDES, L. G. R. Acessibilidade e o Cumprimento das Normas Jurídicas: Estudo de Caso das Unidades Judiciárias em Goiás. 1. ed. Goiânia: London seven, 2019.
  • [11] CAMBIAGHI, Silvana. Desenho universal: métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. 4. ed. São Paulo: Editora Senac, 2019.
  • [12] CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO. Roteiro básico para avaliação da acessibilidade nas edificações do ministério público. Brasília, 2015. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/images/Comissoes/DireitosFundamentais/Acessibilidade/Roteiro_B%C3%A1sico_Avalia%C3%A7%C3%A3o_Acessibilidade_Sedes_MP.pdf. Acesso em: 10 out 2021.
  • [13] COSTA, A. C da. Escola inclusiva e acessibilidade plena: ambiências escolares de educação profissional e tecnológica experienciadas por alunos com deficiência visual. (Tese). Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo PROARQ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
  • [14] DELMAS, Bruno. Arquivos pra quê? 1. ed. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2010.
  • [15] MACE, R. L.; HARDIE, G. J. PLACE, J. P. Accessible Environments: Toward Universal Design. Raleigh, NC: Center for Universal Design, 1996.
  • [16] RAMIREZ LEYVA, E. M. La biblioteca universitaria como espacio de formación de lectores. 1. ed. México: Universidad Nacilnal Autónoma de México, 2018.
  • [17] SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2006.
  • [18] RHEINGANTZ, P. A.; AZEVEDO, G. A.; BRASILEIRO, A.; ALCANTARA, D.; QUEIROZ, M. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pósocupação. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Pós- Graduação em Arquitetura, 2009.
  • [19] SECRETÁRIA DA IGUALDADE, CIDADANIA, DIREITOS HUMANOS E ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade: Checklist. Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://admin.faders.rs.gov.br/upload/arquivos/202207/20114420-checklist-selo-de-acessibilidade-pptx.pdf. Acesso em: 11 out 2021."
Como citar:

CARVALHO, Manoel Victor da Costa; COSTA, Aline Couto da; "A CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO AVALIATIVO DE ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA PARA BIBLIOTECAS E ARQUIVOS UNIVERSITÁRIOS", p. 1411-1422 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831723

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações