Full Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A construção de um grafite digital coletivo como um recurso pedagógico em tempos de confinamento

The construction of a collective digital graffiti as a pedagogical resource in times of confinement

Worms Till, Joy Helena ; Couto, Rita Maria de Souza ; Lemos, Julianna de Carvalho ;

Full Paper:

"Este documento apresenta o desenvolvimento de uma experiência pedagógica com alunos da graduaçãoem Design da PUC-Rio, realizada durante o período de ensino remoto imposto pela emergência sanitáriaem consequência da pandemia da COVID-19. Está estruturado em quatro tópicos, iniciando-se com umaanálise da mudança repentina do ensino para o espaço virtual, seguida de um breve relato acerca daestrutura e metodologia da disciplina. Isso posto, são apresentados os desafios e as soluçõesencontradas para a realização de uma ação colaborativa num contexto inteiramente digital, evidenciando,assim, o processo da construção da proposta de interação e da descrição do grafite digital coletivorealizado ao final do semestre. Encerramos com algumas reflexões sobre a experiência realizada e apotencialidade do ambiente virtual, que, em uma condição posterior ao período de confinamento, poderãoser somadas aos recursos pedagógicos presenciais."

Full Paper:

"This document presents the development of a pedagogical experience with undergraduate designstudents at PUC-Rio, that took place during the remote teaching period imposed by the health emergencyof the COVID19 pandemic. It is structured in four topics, starting with an analysis of the abrupt shift fromclassroom to virtual teaching, followed by a brief account of the structure and methodology of the disciplinein which the collaborative action project took place, showing the process of building the interactionproposal and the description of the collective digital graffiti carried out by the end of the semester. We endwith some reflections on the experience and the potential of the virtual environment, when added to theclassroom teaching resources, in a future situation after the confinement period."

Palavras-chave: ensino remoto, metodologia colaborativa, interação, confinamento, ambiente virtual,

Palavras-chave: remote teaching, collaborative methodology, interaction, confinement, virtual environment,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-044-355735-CIDI-Educacao.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Joy Till Design. (2021). O que a pandemia lhe fez valorizar? | 2020.2. Disponível em
  • [2] http://www.joytill.com.br/wp2017/2021/01/20/o-que-a-pandemia-te-fez-valorizar-2020-2/
  • [3] Lévy, P. (2003). A inteligência coletiva: Por uma antropologia do ciberespaço (L. P. Rouanet,
  • [4] Trad.; 4o ed). Edições Loyola.
  • [5] Machado, Arlindo. O sujeito no ciberespaço. In: Intercom, XXIV Congresso Brasileiro da
  • [6] Comunicação. Disponível em
  • [7] http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/29708550691795394214029897104174778288.pdf.
  • [8] Campo Grande. Set. 2001.
  • [9] Moran, J. M. (2002). Pedagogia integradora do presencial-virtual. São Paulo: Congresso
  • [10] Internacional de Educação à Distância. Disponível em
  • [11] http://www.abed.org.br/congresso2002/trabalhos/texto50.htm
  • [12] Perrenoud, P. (2000). 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed.
  • [13] Silva, M. (2001). Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a
  • [14] era digital e com a cidadania. Boletim Técnico Do Senac, 27(2), 42-49. Disponível em
  • [15] https://www.bts.senac.br/bts/article/view/567"
Como citar:

Worms Till, Joy Helena ; Couto, Rita Maria de Souza ; Lemos, Julianna de Carvalho ; "A construção de um grafite digital coletivo como um recurso pedagógico em tempos de confinamento", p. 562-576 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-044-355735-CIDI-Educacao.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações