Setembro 2022 vol. 10 num. 3 - III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA
Resumo - Open Access.
"A Contribuição do Design De Interação no Estudo da Experiência do Usuário com Serviços de Culinária Regional. "
The Contribution of Interaction Design in The Study of User Experience With Regional Cuisine Services
Passos, Fernanda K Cruz ; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque ;
Resumo:
"Nos últimos anos, observa-se um crescente interesse dos consumidores em vivenciar experiências relacionadas à gastronomia e, simultaneamente, as empresas passaram a buscar cada vez mais entregar experiências de longo prazo através de serviços e produtos inovadores. As ações humanas, bem como, seus estímulos sensoriais se manifestam cotidianamente, de forma individual e subjetiva, tornando-se atualmente um grande foco dos estudiosos. Para melhor compreensão do assunto, alguns autores abordam áreas de investigação que consideram os fatores comportamentais, estudos da percepção e dos processos cognitivos como essenciais para compreensão das interações dos indivíduos, bem como suas consequências (OLIVEIRA; MONTALVÃO, 2012). O Design de Interação, por sua vez, pode ser conceitualizado como a área que busca entender as necessidades humanas e desenvolver produtos baseados em atendê-las, considerando conforto, funcionalidade e sustentabilidade. Enquanto que, no âmbito do design contemporâneo, assuntos como a experiência dos usuários e as descobertas que cercam além do modo de uso dos artefatos, as suas relações cognitivas e de prazer vêm sendo cada vez mais pautados. Segundo a “Human Factors International”, os métodos de pesquisa e design centrados no usuário evoluíram para abranger novas áreas de conhecimento, incluindo o campo do Design Emocional. Esta área reconhece que determinadas emoções sejam identificadas ou evitadas no uso dos artefatos ou serviços (DEMIR et al., 2009), integrada aos fundamentos da psicologia e às abordagens centradas no usuário, são complementares para a condução do processo projetual de design (ASSUNÇÃO; JACQUES, 2021). Em serviços de segmento regional, faz-se necessário considerar conhecimentos acerca dos fatores cognitivos e comportamentais, em que a percepção dos indivíduos sobre tais serviços estejam alinhadas com sua identidade e cultura onde estão inseridos, de maneira que faça sentido para os mesmos. Ainda no recorte regional, no segmento gastronomia, pode-se afirmar que a alimentação é um “reflexo cultural” da sociedade contemporânea (PARREIRA, 2012), onde os hábitos alimentares relativos à comida podem apontar identidades e tradições definidas no tempo e no espaço e a interação afetiva das pessoas com alimentos ocorre em diversos pontos de contato, desde a escolha deles, o preparo ainda em fase de insumo e o consumo. Nos últimos anos, tem-se percebido o interesse dos estudiosos da área de HCI (Human Computer Interaction) em entender as relações entre comida/alimentos e os seres humanos. Levantando as preocupações desde a segurança alimentar no cultivo dos alimentos até o consumo compartilhado com amigos, familiares e até mesmo festividades até a mesa, visto que, as práticas culinárias podem ser entendidas como um conjunto de aromas e sabores específicos de uma determinada cultura, enquanto resultado da interação do ser humano com o seu ambiente, envolvendo diferentes dimensões como a cultura, as sensações, as emoções e as lembranças, despertadas pelos atos de preparar como de consumir alimento (MACIEL, 2001; MINTZ, 2001; DE PAULA, 2002 apud IPIRANGA; LOPES; SOUZA; FROTA, 2013). Por fim, reconhecemos que, para melhor compreensão de assuntos que permeiam a interação dos usuários com serviços de culinária regional, se faz necessário o levantamento de estudos encontrados no Design de Interação dessa abordagem podem contribuir para uma melhor experiência dos usuários com serviços de culinária regional, considerando o bem estar das pessoas usuárias ao interagirem com o segmento, além disso, o cruzamento de estudos encontrados na literatura antropológica, que fundamentam a correlação dos indivíduos com o ato de consumo alimentar, e como os fatores culturalmente simbólicos, são reconhecidos quando atribuídos a serviços desse segmento. Como resultado esperado, a investigação do ponto de vista que permeia as dimensões da experiência das pessoas usuárias, bem como ferramentas metodológicas utilizadas são capazes para entender esses fenômenos que cercam a inter-relação dos usuários."
Resumo:
-
Palavras-chave: Design de Interação; Experiência do usuário; Design e Gastronomia; Culinária Regional,
Palavras-chave: -,
DOI: 10.5151/jopdesign2022-5
Referências bibliográficas
- [1] "ASSUNÇÃO, Letícia Formoso; JACQUES, Jocelise Jacques de. Design para sustentabilidade: contribuições do design reflexivo para a longevidade emocional de produtos de moda. 202 Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/220924/001125176.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 19 jun. 2022.
- [2] DEMIR, E; DESMET, P; HEKKERT, P. Appraisal patterns of emotions in human-product interaction. International Journal of Design, [S.l.], v.3, n. 2, p. 41-51, 2009. Material em PDF.
- [3] DESMET, P. M. A. Designing Emotions. 2002. Delft University of Technology, 2002.
- [4] IPIRANGA, Ana Silvia Rocha; LOPES, Luma Louise Sousa; SOUZA, Elnivan Moreira de; FROTA, Luis André Aragão. A Experiência Estética em uma Organização Gastronômica. 2013. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2013_EnANPAD_EOR533TC.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.
- [5] Krucken, Lia; Miranda de Oliveira, Paulo; Silva, Elisangela Batista da; Ibarra, María Cristina; Silva, Andre C. M.; Luz, Daniela; Bellardi, Ravi; ""DESIGN E TERRITÓRIO: ESTUDO DE INICIATIVAS DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA GASTRONÔMICA "", p. 970-979 . In: Anais do 11o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
- [6] KRUCKEN, Lia; MOL, André; LUZ, Daniela. Territórios criativos: design para a valorização da cultura gastronômica e artesanal / Lia Krucken, André Mol, Daniela Luz (orgs.). Belo Horizonte: Editora Atafona, 2017.
- [7] NORMAN, Donald. Design Emocional: Por que adoramos (ou detestamos) os objetos do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
- [8] PARREIRA, Suzana. Alimentação, comida e design. 2012. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/10006/2/ULFBA_DG6_435_2012_Suzana%20Parreira.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.
- [9] RAMOS, M.; DÍAZ MERINO, E. A.; SCHMIDT ALVES DÍAZ MERINO, G.; GITIRANA GOMES FERREIRA, M. Design de serviços e experiência do usuário (UX): uma análise do relacionamento das áreas. DAPesquisa, Florianópolis, v. 11, n. 16, p. 105-123, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/6378. Acesso em: 13 jun. 2022.
- [10] TONETTO, L. A perspectiva cognitiva no design para emoção: análise de concerns em projetos para a experiência. Strategic Design Research Journal, [S.l.], v. 5, n. 3, p. 99- 106, 2012."
Como citar:
Passos, Fernanda K Cruz; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque; ""A Contribuição do Design De Interação no Estudo da Experiência do Usuário com Serviços de Culinária Regional. "", p. 11-13 . In: Anais da III Jornada de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Design - UFMA.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/jopdesign2022-5
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações