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A CONTRIBUIÇÃO DO MOBILIÁRIO PIKLER PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA PRIMEIRA INFÂNCIA – ESTUDOS EXPLORATÓRIOS INICIAIS

THE CONTRIBUTION OF PIKLER FURNITURE TO EARLY CHILDHOOD MOTOR DEVELOPMENT – INITIAL EXPLORATORY STUDIES

Silva, Marcella Duque da ; Sarmento, Thaísa ; Peçanha, Maria Lúcia ;

Artigo:

O estudo busca compreender sobre a relação criança-atividade-ambiente, sob o foco da ergonomia do ambiente construído, da neurociência e da educação. Utilizando os métodos de revisão bibliográfica para a organização do referencial teórico, foi realizada uma análise documental dos registros que ilustram o mobiliário pikleriano e a realização de visita exploratória e observacional em três escolas inspiradas na abordagem Pikler. A partir dessa análise, concluiu-se que para projetar um ambiente educacional para a primeira infância, é preciso conhecer sobre as necessidades da criança nessa fase e escolher uma abordagem pedagógica com o mesmo princípio.

Artigo:

This study aims to understand the child-activity-environment relationship, focusing on the ergonomics of built environment, neuroscience and education. We applied bibliographic review methods to do a documentary analysis of the records that illustrate the Pikler furniture. Moreover, we conducted an exploratory and observational visit in three schools inspired by the Pikler approach. We concluded that to design an educational environment for early childhood we need to know the needs of the child at this stage and choose a suitable pedagogical approach.

Palavras-chave: Ambiente; Mobiliário Pikler; Primeira infância.,

Palavras-chave: Environment; Pickler furniture; Early childhood.,

DOI: 10.5151/eneac2022-088

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Como citar:

Silva, Marcella Duque da; Sarmento, Thaísa; Peçanha, Maria Lúcia; "A CONTRIBUIÇÃO DO MOBILIÁRIO PIKLER PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR NA PRIMEIRA INFÂNCIA – ESTUDOS EXPLORATÓRIOS INICIAIS", p. 1385-1402 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2022-088

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