Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE BRINQUEDOS

THE VISSUALLY IMPAIRED CHILD: A CONTRIBUTION FROM THE DEVELOPMENT OF TOY DESIGN

Silva, Christian Cambruzzi da ; Auler, Fabrício Reguelin ; Silva, Roseane Santos da ;

Poster:

O presente artigo tem como objetivo relatar o processo de desenvolvimento de dois brinquedos com configurações voltadas ao uso da criança com deficiência visual. Pode-se dizer que ainda são poucas as referências sobre design de brinquedos para crianças com deficiência, assim, a contribuição deste trabalho está na aplicação de conhecimento do design no desenvolvimento de brinquedos inclusivos. A metodologia utilizada foi embasada em métodos de desenvolvimento de projeto de produtos previstos em Bonsiepe (1987), Baxter (2000) e Löbach (2001). Foram desenvolvidos dois brinquedos em fases distintas por estudantes do curso de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria. Os resultados principais dos testes apontaram para possíveis melhorias nos brinquedos desenvolvidos evidenciando a importância do usuário em fazer parte do processo de desenvolvimento dos produtos

Poster:

his article aims to report the development process of two toys with configurations aimed at the use of the visually impaired child. It can be said that there are still few references about toy design for children with disabilities, so the contribution of this work is in the application of design knowledge in the development of inclusive toys. The methodology used was based on methods of product design development foreseen in Baxter (2001), Bonsiepe (1987) and Löbach (2001). Two toys were developed in different phases by students of the Industrial Design course. The main results of the tests pointed to possible improvements in the developed toys, highlighting the importance of the user being part of the product development process.

Palavras-chave: Brinquedos, Deficiência Visual, Projeto de Produto,

Palavras-chave: Toys, Visual impairment, Product Design,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0109

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA, Ivany Lima. Aprendizagem e Desenvolvimento da Crianças Segundo as Teorias de Vygotsky. Disponível em Acesso em 10 Out 2016.
  • [2] BRASIL. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: recursos pedagógicos adaptados. Brasília: MEC, SEESP, 200 Disponível em: . Acesso em: 1 nov. 2016.
  • [3] BRASIL. Decreto nº 298, de 20 de Dezembro de 1999. Inmetro. Brinquedos Aprendidos II. Disponível em: Acesso em 19 mar. 2017
  • [4] LÖBACH, Bernd. Design industrial: bases para a configuração dos produtos industriais. 1. Reimp. São Paulo: Editora Blucher, 2007.
  • [5] PEREIRA, M.L. D. Design inclusivo – um estudo de caso: tocar ver – crianças cegas e de baixa visão. 2009. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Engenharia, Pós Graduação em Design e Marketing, Universidade do Minho, Braga. Disponível em: . Acesso em: 1 nov. 2016.
  • [6] PREISLER, G. (1997). Social and emotional development of blind children: A longitudinal study. In V. Lewis & G. M. Collis (Eds.), Blindness and psychological development in young children (pp. 116-129). London: The British Psychological Society.
  • [7] SÁ, M.(0rg). Deficiência Visual. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2000.
  • [8] WENZEL. Macular pigment optical density and photophobia light threshold. Vision Research.
  • [9] Disponível em: . Acesso em: 1 nov. 2016.
Como citar:

Silva, Christian Cambruzzi da; Auler, Fabrício Reguelin; Silva, Roseane Santos da; "A CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA CONTRIBUIÇÃO A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE BRINQUEDOS", p. 1131-1137 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0109

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações