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A desmaterialização da informação de moda: um estudo de caso de “The Fabricant”

The dematerialization of fashion information: a case study of “The Fabricant”

Azambuja, Manuela ; Henriques, Fernanda ; Miguel , Luis dos Santos ; Baghim, Ciro Bortolucci ;

Full Paper:

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, surgiram novas tendências do design contemporâneo voltadas para o desenvolvimento de produtos digitais, que têm a internet como o meio mais importante para sua veiculação. No âmbito do mercado da moda, já existem marcas que atuam exclusivamente no contexto virtual. Este estudo propõe analisar como as informações de itens de moda que antes remetiam ao mundo físico manifestam-se no mundo virtual, por meio de um estudo de caso do projeto “Iridescence” da marca The Fabricant. Esse projeto consiste em um vestido não-físico, cujas aplicações são constituídas a partir do hibridismo da fotografia digital integrada à modelagem tridimensional e técnicas de animação, explorando novos materiais e significados. Para compreender como se dá a informação visual nas imagens produzidas pela The Fabricant, foi utilizada a metodologia de análise multimodal. Constatou-se que, para apresentar projetos de moda digital, podem ser empregados recursos que aproveitam as potencialidades das tecnologias multimídia disponíveis na web, para transmitir as informações relacionadas aos produtos, em suas diferentes dimensões e com modalidades de interação diversas.

Full Paper:

With the development of new technologies, new trends in contemporary design for the development of digital products emerged, which have the internet as the most important medium for its propagation. Regarding the fashion market, there are brands that operate exclusively in the virtual context. This study aims to analyse how information about fashion, that previously referred to the physical world, manifests in the virtual world, through a case study of the project “Iridescence” by the brand The Fabricant. This project consists of a non-physical dress whose applications are composed through the hybridity of digital photography integrated with three-dimensional modeling and animation techniques, exploring new materials and meanings. In order to understand how visual information is provided in the images produced by The Fabricant, a methodology for multimodal analysis was employed. The findings indicate that, in order to present projects related to digital fashion, resources can be employed to take advantage of the potentials offered by the multimedia technologies available on the web, to convey information related to the products in their different dimensions with diverse modalities of interaction.

Palavras-chave: design contemporâneo, hibridismo, mídias digitais, moda, The Fabricant,

Palavras-chave: contemporary design, hibridity, digital media, fashion, The Fabricant,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-090-355387-CIDI-Tecnologia_ac.pdf

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Como citar:

Azambuja, Manuela ; Henriques, Fernanda ; Miguel , Luis dos Santos ; Baghim, Ciro Bortolucci ; "A desmaterialização da informação de moda: um estudo de caso de “The Fabricant”", p. 1172-1185 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-090-355387-CIDI-Tecnologia_ac.pdf

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