Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
A ESTRUTURA DA SALA DE AULA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO DE DESIGN SOBRE A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM
Pai, Dinara Dal ; Borba, Gustavo Severo de ;
Artigo:
As evoluções tecnológicas e as transformações sociais das últimas décadas levaram a uma nova percepção sobre os espaços de aprendizagem adequados às expectativas de uma geração conectada. Profundas mudanças são necessárias no setor educacional, considerando as novas possibilidades inauguradas pelas tecnologias digitais. O processo de ensino- aprendizagem mediado por computadores pode impulsionar a inovação, mas ainda mostra limitações para a substituição integral das vivências em sala de aula. Por meio de um estudo de caso realizado com uma turma do 4º semestre do Curso de Design, este artigo analisa a experiência de aprendizagem de alunos e professores em sala de aula, considerando a relação entre Plano Político-Pedagógico, estrutura física e tecnologias digitais. A análise conclui que, para impulsionar a inovação com o apoio de novas tecnologias, é preciso promover a integração entre o espaço físico, as metodologias e as mídias selecionadas.
Artigo:
Over the last decades, technological and social changes lead to a new perception about which learning spaces are appropriate to meet the expectations of the connected generation. Profound changes in the education sector are needed, considering the new possibilities inaugurated by digital technologies. Teaching-learning process mediated by computers can drive innovation in this sector, but still shows limitations to fully replace learning experiences in the classroom. By means of a case study conducted with a group of Design school students who were in the fourth semester, this article analyzes the learning experience of students and teachers in the classroom. This analysis considers the relationship between Political Pedagogical Project, physical structure of the classroom and digital technologies. As a conclusion, it is argued that, to drive innovation with the support of new technologies integration between physical space, methodologies and selected media is needed.
Palavras-chave: experiência de aprendizagem, estrutura da sala de aula, tecnologias digitais, inovação, curso de design., learning experience, classroom structure, digital technologies, innovation, Design school.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-01342
Referências bibliográficas
- [1] AMAR, Victor Manuel. Tecnologías de la Información y la Comunicación, Sociedad y Educación (Sociedad, e-herramientas, professorado y alumnado). Madrid: Editora Tébar, 2008.
- [2] BALOTSKI, Edward; CHRISTENSEN, Edward. W. Educating o Modern Business Workforce: An Integrated Educational Information Tecnology Process. Sage Publication, p.148-170, 2004.
- [3] CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
- [4] CHRISTENSEN, Clayton M. Inovação na sala de aula: como a inovação de ruptura muda a forma de aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.
- [5] CUDD, Mike; LIPSCOMB, Thomas; TANNER; Jonh. Technology in the Classroom: An Assessment of Hardware and Software Use in Finance Instruction. Journal of Education for Business, p. 244-248, 2003.
- [6] CYSNEIROS, Paulo G. Novas Tecnologias na Sala de Aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora. In: IX ENDIPE, 1998, Águas de Lindóia. Anais… Águas de Lindóia: 1998. p. 199-21
- [7] DAMAZIO, Vera; DAL BIANCO, Bianca; LIMA, Julia; MENEZES, Cristiane. Design and Emotion: some thoughts on users, things and feelings. International Association of Societies of Design Research, p. 2727-2734, 2009.
- [8] HARRIS, Stephen. The Place of Virtual Pedagogic and Physical Space in 21st Century Classroom. Sydney: Sydney Centre for Innovation in Learning, 2010.
- [9] JOHNSON, Chris; LOMAS, Cyprien. Design of the Learning Space. EDUCAUSE review, p.16-28, 2005.
- [10] LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3 ed. São Paulo: Editora 34, 20
- [11] MÄKITALO-SIEGL, Kati; ZOTTMANN, Jan; KAPLAN, Frederic; FISCHER, Frank. Classroom of the Future. Orchestrating Collaborative Space. Rotterdam: Sense Publishers, 2010.
- [12] MONAHAN, T. Flexible space Andamp; built pedagogy: Emerging IT Embodiments. Inventio, v. 4, n. 1, p. 1-19, 2002.
- [13] NETTO, Antônio A. O. Novas tecnologias Andamp; universidades: da didática tradicionalista à inteligência artificial: desafios e armadilhas. Petrópolis: Vozes, 2005.
- [14] PASSOS, Alencastro; VEIGA, Ilma. Aula: Gênese, dimensões, princípiose práticas. Campinas: Papirus, 2008.
- [15] SCHRATZENSTALLER, Andreas. The classroom of the past. In: MÄKITALO-SIEGL, Kati; ZOTTMANN, Jan; KAPLAN, Frederic; FISCHER, Frank. Classroom of the Future.
- [16] Orchestrating Collaborative Space. Rotterdam: Sense Publishers, 2010. p. 15-40.
- [17] TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital: como que os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, da empresa ao governo. Rio de Janeiro: Agir, 2010.
- [18] _____. Geração Digital: a crescente e irreverssível ascensão da geração net. São Paulo: Makron Books, 1999.
- [19] PELLEGRINO, James. W.; QUELLMALZ, Edys. S. Perspectives on the integration of Tecnology and Assessement. Journal of Research on Tecnology in Education. v. 43, n. 2, p. 119-135, 2010.
- [20] THOMPSON, C. 2011. How Khan Academy Is Changing the Rules of Education. Disponível em: http://www.wired.com/magazine/2011/07/ff_khan/. Acessso em: set. 2011.
- [21] UNISINOS. Ajustes Curriculares do Curso de Bacharelado em Design. Curso de Design – Habilitação: Design. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2007.
- [22] UNISINOS. Projeto Político Pedagógico Curso Graduação em Design. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.
Como citar:
Pai, Dinara Dal; Borba, Gustavo Severo de; "A ESTRUTURA DA SALA DE AULA E AS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DO CURSO DE DESIGN SOBRE A EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM", p. 1564-1578 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-01342
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações