Novembro 2019 vol. 6 num. 2 - II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana
Resumo - Open Access.
A Experiência do ciclista no seu percurso ao trabalho: estudo de caso Pelotas-RS
The experience of the cyclist on his route to work: case study Pelotas-RS
Hillal, Stéphanie ;
Resumo:
A prioridade para os carros particulares na cidade torna o uso da bicicleta arriscado. A carência de um sistema viário condizente com as necessidades dos ciclistas nas cidades e a disputadas vias com os veículos faz com que apareçam situações de perigo. Nesse cenário, esta pesquisa pretende investigar o percurso dos ciclistas ao trabalho e os atributos das vias que influenciam nas escolhas das rotas no município de Pelotas. A pesquisa compõe parte da dissertação de mestrado e apresenta resultados parciais. O método de avaliação utilizado foi entrevista “pedalada”,no qual o entrevistador acompanhou o percurso realizado pelos participantes ao trabalho, pedalando e gravando o áudio das entrevistas. A partir das análises realizadas, obtiveram-se as conclusões parciais de que os usuários entrevistados não estão satisfeitos com seus trajetos, priorizando a pavimentação e as sinalizações nas escolhas dos percursos. O estudo espera contribuir com pesquisas mais aprofundadas sobre as rotas dos ciclistas e com subsídios para a tomada de decisões mais concisas dos planejadores na necessidade dos ciclistas que utilizam esse meio de transporte diário.
Resumo:
The priority for private cars in the city makes bicycle use risky. The lack of a road systemcompatible with the needs of cyclists and their dispute against vehicles result in dangeroussituations. In this scenario, this research intends to investigate the route of cyclists to work andwhat influences route choices in Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil. The research composes partof the master's thesis and presents partial results. The evaluation method used was a “bike ride”interview, in which the interviewer followed the participants' route to work on a bicycle, andrecorded the audio of the interviews. Based on the analysis, the partial conclusions obtainedwere that the users interviewed were not satisfied with their routes, prioritizing pavement andtraffic signs. The study hopes to contribute in further research on cyclist’s routes and to helpplanners to make more concise decisions on the need of cyclists using this daily means oftransport.
Palavras-chave: planejamento urbano, rotas dos ciclistas, mobilidade urbana,
Palavras-chave: Urban planning, cyclist’s routes, urban mobility,
DOI: 10.5151/singeurb2019-116
Referências bibliográficas
- [1] BEHESHYITABAR, E. et al. Route Choice Modelling for Bicycle Trips. International Journal for
- [2] Traffic and Transport Engineering, 2014, 4(2), p.194-209, 2014. Disponível em
- [3] http://ijtte.com/uploads/2014-06-09/935be804-7c29-708aIJTTE_Vol%204(2)_6.pdf. Acesso em
- [4] out. 2018.
- [5] BROACH, J.; GLIEBE J.; DILL J. Bicycle route choice model developed using revealed
- [6] preference GPS data. 90th Annual Meeting of the Transportation Research Board, 2011.
- [7] EPPERSON, B. Evaluating suitability of roadways for bicycle use: toward a cycling level of
- [8] service standard. Transportation Research Record, 1438, 9-16. 1994.
- [9] GEHL, J. Cidade Para Pessoas. 1. Ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
- [10] IBGE. Sinopse do Censo Demográfico. 20 Disponível em
- [11] https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/pelotas/panorama. Acesso em out. 2018.
- [12] KUIJPER; BRAAKMAN. Cycling – Inclusive Policy Development: A Handbook. Ultrecht, The
- [13] Netherlands, 2009. Disponível em
- [14] https://www.sutp.org/files/contents/documents/resources/H_Training-Material/Cycling
- [15] Handbook - Chapters/GIZ_SUTP_CIP_5-Five-main-requirements-for-cycling-inclusiveinfrastructure_
- [16] EN.pdf. Acesso em out. 2018.
- [17] LANDIS, B. W.; VATTICUTI, V. R.; BRANNICK, M.T. Real time human perceptions: toward a
- [18] Bicycle level of servisse. Transportation Research Record, 1578, 1997.
- [19] MENGHINI, G. et al. Route choice of cyclists in Zurich. Transportation Research Part A, nº 44, p.
- [20] 754-765, 2010.
- [21] QUADRADO, C. A. Rotas de ciclistas no ambiente urbano: fatores decisivos para a escolha
- [22] de percursos na cidade de Rio Grande - RS. 2018. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e
- [23] Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de
- [24] Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
- [25] SEGADILHA, A.B.P. Identificação dos Fatores que Influenciam na Escolha da Rotas pelos Ciclistas: estudo de caso da cidade de São Carlos. 2014. Dissertação (Mestrado em
- [26] Engenharia Urbana) – Pós-Graduação em Engenharia Urbana, Universidade Federal de São
- [27] Carlos, São Paulo. 2014.
- [28] SENER, i. N. et al. An Analysis of Bicyclists and Bicycling Characteristics: Who, Why, and How
- [29] Mucch are they Bicycling? Transportation Research Record: Journal of the Transportation
- [30] Research Board, nº 2134, p. 63-72, 2009. Disponível em
- [31] https://www.researchgate.net/publication/274603165_Who_Are_Bicyclists_Why_and_How_M
- [32] uch_Are_They_Bicycling. Acesso em out. 2018.
- [33] SONG, R. et al. Understanding cyclists’ risky route choice behavior on urban road sections.
- [34] Transportation Research Procedia, 25, p. 4157–4170, 2016.
- [35] SORTON, A.; WALSH, T. Bicycle Stress Level as a Tool to Evaluate Urban and Suburban Bicycle
- [36] Compatibility. Transportation Research Record. 1438. 1994, pp. 17-24.
- [37] STINSON, M. A.; BATH C. R. An Analysis of Commuter Bicyclist Route Choice Using a Stated
- [38] Preference Survey. Transportation Research Record: Journal of the Transportation Research
- [39] Board, nº 182, p. 107-115, 2003. Disponível em
- [40] https://pdfs.semanticscholar.org/646e/08bdd3180da839d93293a9b8e98ee39a036f.pdf.
- [41] Acesso em out. 2018.
Como citar:
Hillal, Stéphanie; "A Experiência do ciclista no seu percurso ao trabalho: estudo de caso Pelotas-RS", p. 874-880 . In: Anais do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/singeurb2019-116
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações