Novembro 2019 vol. 6 num. 4 - 9° Congresso Internacional de Design da Informação
Artigo completo - Open Access.
A experiência do usuário com um simulador de realidade virtual para treinamento militar especializado
The user experience with a virtual reality simulator for specialized military training
Nassar, Victor ; Canheti, Cassiano ; Salomão, André ; Nishida, Jonathan ; Vieira, Milton ;
Artigo completo:
Simuladores de realidade virtual visam incluir os usuários em determinados contextos de experiências, proporcionando a prática de situações para o desempenho de tarefas do mundo real. No ambiente militar, simuladores são utilizados para treinamento de estratégias e formas de combate, utilização de equipamentos e veículos, entre outras aplicações voltadas à realização de exercícios. Tais ocorrências, no entanto, são desenvolvidas em um ambiente limitado, com restrição de movimentos e interações balizadas por botões do dispositivo. Assim, há uma lacuna para explorar diferentes possibilidades para adicionar mais camadas sensoriais aos simuladores, tornando os exercícios mais realistas e aumentando a precisão nos treinamentos, como a inclusão de objetos físicos ao ambiente, alterações no campo visual do usuário em movimento e o deslocamento corporal. A partir dessa abordagem, este artigo tem o objetivo de discutir uma proposta de método de pesquisa para analisar a experiência dos usuários com um simulador de realidade virtual para treinamento militar que permita a adaptação de cenários, com a personalização dos ambientes, tanto digital, quanto físico. Apresenta-se o desenvolvimento das etapas de pesquisa e analisa-se como o simulador pode representar avanços para o ensino teórico e aplicação prática de processos, auxiliando no conhecimento e na produção de dados.
Artigo completo:
Virtual reality simulators aim to include users in certain contexts of experiences, providing the practice of situations for the performance of real-world tasks. In the military environment, simulators are used to train strategies and forms of combat, use of equipment and vehicles, among other applications aimed at performing exercises. Such occurrences, however, are developed in a limited environment, with restricted movement and interactions marked by device buttons. Thus, there is a gap to explore different possibilities for adding more sensory layers to the simulators, making the exercises more realistic and increasing the precision in the training, such as the inclusion of physical objects in the environment, changes in the visual field of the user in movement and the corporal displacement . From this approach, this article aims to discuss a proposed research method to analyze the users experience with a virtual reality simulator for military training that allows the adaptation of scenarios, with the personalization of environments, both digital, and physicist. It presents the development of the research stages and analyzes how the simulator can represent advances in theoretical teaching and practical application of processes, aiding in the knowledge and production of data.
Palavras-chave: simulador, realidade virtual, treinamento militar,
Palavras-chave: simulator, virtual reality, military training,
DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0003
Referências bibliográficas
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Como citar:
Nassar, Victor; Canheti, Cassiano; Salomão, André; Nishida, Jonathan; Vieira, Milton; "A experiência do usuário com um simulador de realidade virtual para treinamento militar especializado", p. 1479-1484 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação.
São Paulo: Blucher,
2019.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0003
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