Janeiro 2017 vol. 2 num. 1 - Simpósio de Metodologias Ativas - Inovações para o Ensino e a aprendizagem na Educação básica e superior & III Simpósio do MestradoProfissional em Gestão Organizacional/III CIIE
Resumo - Open Access.
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE OUVIDOR (GO)
Silva, Altina Abadia da ; Goveia, Eliane Gomes de ; Silveira, Mikaelli Carín Tavares ;
Resumo:
Este trabalho originou-se de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a formação continuada de professores da Educação Infantil do Município de Ouvidor (GO) procurando entender como são constituídos os espaços formativos desses professores e quais os impactos dessa formação recebida, na sua prática pedagógica. O Referencial Teórico adotado foi a Psicologia Histórico-Cultural, com ênfase no conceito vygotskyano de mediação por ser ele central na teoria de Vygotsky e por entendermos a mediação pedagógica como condição maior do trabalho docente. Segundo Vygotsky (1998), mediação, é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa, então, de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento. Além disso, a opção por esse tema está relacionada também com o fato de trabalharmos com a formação inicial de professores e por desenvolvermos projetos de extensão com os docentes deste município. Através de observações realizadas nos encontros de planejamento de professores da pré-escola, nas reuniões coletivas quinzenais realizadas pela secretaria de educação do município e pelas entrevistas com um grupo de professores e gestores realizamos a investigação de como ocorriam, até o ano de 2015 a formação continuada dos professores da Educação Infantil. Encontramos indicativos da ineficiência da formação continuada recebida pelas professoras, por se pautar na racionalidade técnica e ainda na imitação de um professor modelo que transmitia a seus pares, atividades e concepções de acordo com a sua interpretação e compreensão, impossibilitando que os professores refletissem de maneira crítica e autônoma sobre a sua prática pedagógica. Ademais, constatamos que a partir do ano de 2016, após o início de um curso de formação continuada, desenvolvido por um núcleo de pesquisa da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão, com os professores da Educação Infantil da rede municipal de Ouvidor (GO), através de sessões reflexivas, os professores têm tido oportunidade de refletir sua prática docente, os conceitos e pré-conceitos apreendidos nos seus cursos de formação inicial, na vulnerabilidade da formação inicial que reverbera na prática pedagógica e na compreensão de como se dá o desenvolvimento infantil. Para atingir o objetivo da pesquisa procuramos possibilitar uma experiência de produção em conjunto; professoras da Educação Infantil, professoras formadoras e pesquisadoras. De modo que esse procedimento reúne ao mesmo tempo dois aspectos; a formação e a produção de dados da pesquisa. E assim, a partir das sessões reflexivas, nas escolhas feitas pelo grupo, vamos percebendo/discutindo qual a concepção de criança, educação, desenvolvimento, e aprendizagem se apresenta.
Resumo:
Palavras-chave: Formação de professores; Educação infantil; Processos formativos.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/sma2016-res027
Referências bibliográficas
Como citar:
Silva, Altina Abadia da; Goveia, Eliane Gomes de; Silveira, Mikaelli Carín Tavares; "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE OUVIDOR (GO)", p. 263-264 . In: Anais do Simpósio de Metodologias Ativas: Inovações para o ensino e aprendizagem na educação básica e superior [= Blucher Education Proceedings, v. 2, n. 1].
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-695X,
DOI 10.5151/sma2016-res027
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações