Abril 2018 vol. 4 num. 5 - 8º Congresso Internacional de Design da Informação / 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação
Artigo completo - Open Access.
A Fotomontagem e o Design
Diniz, Paulo ; Cunha, Paulo ;
Artigo completo:
Este artigo pretende analisar a relação da fotomontagem como ferramentade elaboração de imagens para definir conceitos e ideias. Como ferramenta, afotomontagem liga o princípio da montagem na elaboração de imagens e ideias emmeios mecânicos, como fotografia e cinema, aliando a isso novas formas deprodução do design gráfico em propaganda e revistas. O principal movimento queelevou a fotomontagem à categoria de produção de ideias foi o ConstrutivismoSoviético, vanguarda das primeiras décadas do século XX cujo princípionorteador era a incorporação da lógica maquinicista na produção artística efundindo o design à arte e vice-versa.
Artigo completo:
Palavras-chave: Fotomontagem, Design, Arte,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/cidi2017-119
Referências bibliográficas
- [1] ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. A dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995. BENJAMIM, Walter. Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. Editora Brasiliense, 2010. BENJAMIM, Walter. O arutor como produtor. In Obras escolhidas, vol. 1: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura, trad. Sérgio Paulo Rouanet, São Paulo: Editora Brasiliense, 1985; 3ª Ed., 1987, 253 pp.
Como citar:
Diniz, Paulo; Cunha, Paulo; "A Fotomontagem e o Design", p. 1262-1266 . In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2017-119
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações