Abril 2018 vol. 4 num. 5 - 8º Congresso Internacional de Design da Informação / 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação
Artigo completo - Open Access.
A imagem e o tempo no processo de criação: o design e a narrativa da abertura do filme 9 Hours to Rama (1963)
Altaniel, Leandro Machnicki ;
Artigo completo:
A proposta desteartigo será analisar a abertura e o cartaz do filme 9 hours to Rama (1963), criados por Saul Bass. A imagem comorepresentação será discutida a partir da semiótica e do processo de criação. Otempo será contextualizado como acontecimento e também como cronologia a partirdas articulações teóricas realizadas por Jacques Aumont. Por fim, o design comolinguagem no cinema será parte desta abordagem.
Artigo completo:
Palavras-chave: Imagem, tempo, montagem, design, narrativa,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/cidi2017-062
Referências bibliográficas
- [1] BONFIM, Gustavo A. 1994. Sobre a Possibilidade de uma Teoria do Design. Revista Estudos em Design, Rio de Janeiro, v.2, n.2. EISENSTEIN, Serguei. 2002. Métodos de Montagem. In: A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. HASKIN, Pamela. 1996. "Saul, Can You Make Me a Title?: Interview with Saul Bass. Film Quaterly, University of California Press, California, v. 50, n. 1, 10-17.
Como citar:
Altaniel, Leandro Machnicki; "A imagem e o tempo no processo de criação: o design e a narrativa da abertura do filme 9 Hours to Rama (1963)", p. 648-659 . In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2017-062
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações