Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo Completo - Open Access.
A IMAGEM GRÁFICA NO OCIDENTE E A PRODUÇÃO DE SENTIDO NA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL DA ANTROPOLOGIA CRISTÃ
Gallao, Karl Georges ; Cipiniuk, Alberto ;
Artigo Completo:
Este artigo é um breve estudo da relação da civilização ocidental com as imagens. A elucidação dos códigos invisíveis daquilo que é visível aos nossos olhos dissipa alguns mitos tenazes, que por sua vez estão legitimados pela perspectiva hegemônica como verdades inalienáveis de um tempo histórico específico, tal como verifica-se no Campo do Design. Na contemporaneidade tendemos a aceitar as imagens como suportes capazes de transmitir informações de qualquer natureza, pois, acreditamos, que elas carregam uma potência que extrapola a lógica das coisas materiais que dão sentido ou nos fazem compreender o nosso mundo. Daí porque, para alguns, sua capacidade comunicacional sugere funcionar de forma tão dinâmica, podendo ser comparada, confundida ou até que pudesse superar a eloquência das palavras. Portanto, e nsejamos sobretudo compreender como o sentido comunicacional produzido e a autoridade conferida às imagens no Ocidente.
Artigo Completo:
Palavras-chave: imagem; imagem religiosa; história; cultura visual ; campo do design,
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0034
Referências bibliográficas
- [1] BASCHET, Jérôme. L’iconographie médievale. Paris: Gallimard, 2008.
- [2] BELTING, Hans. A verdadeira imagem entre a fé e a suspeita das imagens: cenários históricos. Porto: Dafne, 2011.
- [3] BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Bauru: EDUSC, 2004.
- [4] GALLAO, Karl Georges. Santinhos: uma reflexão entre o design e os impressos religiosos populares. 2012. 140 f. Dissertação (mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Artes e Design, 2012.
- [5] GRUZINSKI, Serge. A Guerra das imagens: de Cristóvão Colombo a Blade Runner (1492-2019). São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
- [6] JÚNIOR, Oliveira. O Primeiro impressor português e sua obra. Porto, 1942. In.: SOARES, Ernesto. Retratos, in.:Museu, v. 4, n. 10: Porto, 1945. [BN: BA 3005 V].
- [7] LEITE, Ricardo de Souza. Ver é compreender: design como ferramenta estratégica de negócio. Rio de Janeiro: Editora Senac, 2003.
- [8] MÂLE, Émile. L’Art religieux du XIIe siècle en France. Paris: Ernest Lerox, 189
- [9] MARTIN, John Rupert. Baroque. New York: Harper & Row, Publishers. 1977.
Como citar:
Gallao, Karl Georges ; Cipiniuk, Alberto ; "A IMAGEM GRÁFICA NO OCIDENTE E A PRODUÇÃO DE SENTIDO NA HISTÓRIA DA CULTURA VISUAL DA ANTROPOLOGIA CRISTÃ", p. 395-402 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0034
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações