ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE NOS PLAYGROUNDS URBANOS: RUMO À INCLUSÃO SOCIAL

A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE NOS PLAYGROUNDS URBANOS: RUMO À INCLUSÃO SOCIAL

ALVES, Maysa Pereira ; BEZERRA, Maria Clara da Silva ;

ARTIGO COMPLETO:

A sociabilidade do ser humano tem sua origem na infância, onde se estabelecem e aprimoram vínculos ao longo do tempo. No entanto, essa jornada apresenta desafios significativos para crianças portadoras de deficiências, devido à escassez de acessibilidade nos ambientes infantis, o que dificulta a evolução dessas relações e resulta em segregação e preconceito. O estudo atual, de natureza descritiva e qualitativa, visa investigar como essa falta de acessibilidade nos espaços recreativos infantis afeta a inclusão social da criança com deficiência. A partir da análise bibliográfica realizada, concluiu-se que tais crianças são excluídas das mesmas atividades compartilhadas por outras crianças.

ARTIGO COMPLETO:

"The sociability of the human being has its origin in childhood, where they establish and improve bonds over time. However, this journey presents significant challenges for children with disabilities, due to the lack of accessibility in children’s environments, which hinders the evolution of these relationships and results in segregation and prejudice. The current study, descriptive and qualitative, aims to investigate how this lack of accessibility in children’s recreational spaces affects the social inclusion of children with disabilities. From the literature analysis, it was concluded that such children are excluded from the same activities shared by other children."

Palavras-chave: "Acessibilidade; inclusão social; criança com deficiência. ",

Palavras-chave: "Accessibility; social inclusion; children with disabilities. ",

DOI: 10.5151/eneac2024-823288

Referências bibliográficas
  • [1] "Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Disponível em: . Acesso em: 04 de abril de 2024.
  • [2] MENEZES, P. Jean Piaget: teoria do desenvolvimento, biografia e obras. Disponível em: . Acesso em: 04 de abril de 2024.
  • [3] OMENA, S. G. DE; ARAÚJO, P. M. DE. Folclorito, projeto de playground acessível baseado em folguedos alagoanos. www.repositorio.ufal.br, 18 ago. 2022. Acesso em: 22 de março de 2024.
  • [4] FOLHA, D. R. da S. C.; RAMOS, M. M. A.; DELLA BARBA, P. C. de S. Normativas oficiais para a educação infantil brasileira: desenvolvimento infantil e efetivação da educação inclusiva. Revista Ibero- Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. esp.1, p. 671–686, 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12198. Acesso em: 04 de abril 202
  • [5] FIAMENGHI JR. , G. A.; MESSA, A. A. Pais, filhos e deficiência: estudos sobre as relações familiares. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 27, n. 2, p. 236–245, 1 jun. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/G88Kn76nWhwGZrCddBgkTMF/?lan. Acesso em: 04 de abril de 2024."
Como citar:

ALVES, Maysa Pereira; BEZERRA, Maria Clara da Silva; "A IMPORTÂNCIA DA ACESSIBILIDADE NOS PLAYGROUNDS URBANOS: RUMO À INCLUSÃO SOCIAL", p. 1515-1524 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-823288

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações