Dezembro 2022 vol. 10 num. 4 - IX Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral
Artigo - Open Access.
A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA PARA A AUTONOMIA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR
THE IMPORTANCE OF ERGONOMICS FOR CHILD AUTONOMY IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
Souza, Fabio Pereira de ; Santos, Kelly Marianna Souza ; Silva, Larissa Scarano P. M. da ;
Artigo:
O artigo visa evidenciar a importância de um projeto arquitetônico de interiores ergonomicamente planejado para a relação da criança com o espaço e o desenvolvimento da sua autonomia e autoconfiança. E discutir de que modo o espaço da sala de aula influencia no processo de aprendizagem e do desenvolvimento de habilidades da criança. E como o mobiliário e a relação de escala podem afetar o desempenho escolar e a relação da criança com a escola. Foi realizado um estudo de campo em uma escola pública municipal, Escola Municipal de Educação Infantil Isidoro Pereira (EMEI), localizada em Porto Seguro-Bahia, pois, seu trabalho abrange a faixa etária inicial do processo escolar no município - 3 a 5 anos de idade. E poderemos analisar em nosso objeto de estudo como se dá essa interação criança com o espaço, a relação de escala e a ergonomia.
Artigo:
The article aims to highlight the importance of an architectural design of interiors ergonomically planned for relationship of the child with space and the development of his autonomy and self-confidence. And discuss how classroom space influences in the process of learning and the development of the child's skills. And as the furniture and the scale ratio can affect the child's school performance and relationship with school. A field study was carried out in a municipal public school, Municipal School of Early Childhood Education Isidoro Pereira (EMEI), located in Porto Seguro-Bahia, therefore, their work covers the initial age group of the school process in the municipality - 3 to 5 years of ageAnd we can analyze in our object of study how this interaction between children and space, the scale relationship and ergonomics takes place.
Palavras-chave: Ambiente escolar; Arquitetura de interiores; Autonomia infantil; Ergonomia.,
Palavras-chave: Child autonomy; Ergonomics; Interior architecture; School environment.,
DOI: 10.5151/eneac2022-089
Referências bibliográficas
- [1] A Influência da arquitetura escolar no aprendizado. São Paulo: Canal Futura, 2014. P&B.
- [2] Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s9Yo7FC-6co. Acesso em: 24 maio 202
- [3] CUTIERU, Andreea. "Espaços de aprendizagem: a arquitetura como ferramenta de ensino"
- [4] [The Design of Learning Spaces: Architecture as a Teaching Tool] 02 Dez 2021. ArchDaily
- [5] Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado 24 Mai 2022.
- [6] (https://www.archdaily.com.br/br/972437/espacos-de-aprendizagem-a-arquitetura-comoferramenta-de-ensino> ISSN 0719-8906)
- [7] FLICK, Uwe. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 201 408 p.
- [8] Tradução de: Joice Elias Costa.
- [9] GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas 2010.
- [10] GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
- [11] KOWALTOWSKI, Doris C.C.K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino /Doris
- [12] C.C. K. Kowaltowski. - São Paulo: Oficina de textos , 2011.
- [13] MINAYO, M.C.; DESLANDES, S.F.; GOMES, R.(Org.).Pesquisa social: teoria, método e
- [14] criatividade. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 2016. 96p.
- [15] OLIVEIRA, Rodrigo César de; Design e Ergonomia no Mobiliário Infantil. 2013. Disponível
- [16] em: (https://conic-semesp.org.br/anais/files/2013/trabalho-1000015275.pdf). Acesso em
- [17] 27/mai/2022
- [18] PIAGET, Jean. A psicologia da inteligência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. Tradução de
- [19] Guilherme João de Freitas Teixeira.
- [20] TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em
- [21] educação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 176 p.
- [22] VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A Formação Social da Mente. 7. ed. São Paulo: Martins
- [23] Fontes, 2015. 224 p.
- [24] ___________, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins
- [25] Fontes, 2009. 496 p.
- [26] YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014. 320 p.
Como citar:
Souza, Fabio Pereira de; Santos, Kelly Marianna Souza; Silva, Larissa Scarano P. M. da; "A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA PARA A AUTONOMIA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR", p. 1403-1416 . In: Anais do IX Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/eneac2022-089
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações