Outubro 2019 vol. 6 num. 3 - 7º Simpósio Design Sustentável

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

A Importância do Ativismo de Design no Processo de Difusão da Cultura da Sustentabilidade na Moda

Santos, Deise da Luz ; Freire, Karine de Mello ;

Artigo completo:

Este estudo irá tratar da importância do ativismo de design como promotor de diálogos estratégicos capazes de promover mudanças sociais. Uma pesquisa-intervenção, realizada no Ecossistema da Moda Sustentável do RS, possibilitou o mapeamento dos processos de difusão da cultura da sustentabilidade na moda e identificou o ativismo de design realizado nas redes sociais da internet como um importante caminho dessa difusão. Para tanto, iremos elucidar sobre os tramas processuais que fazem do ativismo de design um condutor de inovação sociocultural na moda.

Artigo completo:

Palavras-chave: Design Estratégico, Ativismo de Design, Inovação Sociocultural, Moda Sustentável, Redes Sociais,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/7dsd-1.2.007

Referências bibliográficas
  • [1] ECOSSISTEMA DA MODA SUSTENTÁVEL DO RS. Quem Somos. Porto Alegre, 2018. Disponível em: . Acesso em: 29 abr. 2019.
  • [2] FLETCHER, K; GROSE, L. Moda e sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Senac São Paulo, 2011.
  • [3] FRANZATO, C. et al. Inovação cultural e social: design estratégico e ecossistemas criativos. In: FREIRE, K. (Org.). Design Estratégico para a Inovação Social e Cultural. São Paulo: Kazuá, 2015. p. 157-182.
  • [4] FUAD-LUKE, A. Design activism: beautiful strangeness for a sustainable world. London: Earthscan, 2009.
  • [5] GUATTARI, F. As três ecologias. 11. ed. Campinas: Papirus, 2001.
  • [6] HIGGINS, S. Fundamentos Teóricos do Capital Social. Chapecó: Argos Ed. Universitária, 2005.
  • [7] MANZINI, E. Design para a inovação social e sustentabilidade: comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
  • [8] MANZINI, E. Design quando todos fazem design: uma introdução ao design para a inovação social. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2017.
  • [9] MODAMUDAMUNDO. [Hashtag #modamudamundo]. Menlo Park, 14 jan. 2017. Instagram: #modamudamundo. Disponível em: < https://www.instagram.com/explore/tags/modamudamundo/>. Acesso em: 10 jan. 201
  • [10] PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCÓSSIA, L. Pistas do método da cartografia. Pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
  • [11] PINTO, A; SOUZA, C. Roupas feitas de roupas. Revista Iniciação. Edição temática em sustentabilidade. v.5, n. 3. São Paulo: Centro Universitário Senac, 2015.
  • [12] RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
  • [13] ZURLO, F. Design Strategico. In: XXI Secolo, vol. IV, Gli spazi e le arti. Roma: Enciclopedia Treccani, 2010.
Como citar:

Santos, Deise da Luz; Freire, Karine de Mello; "A Importância do Ativismo de Design no Processo de Difusão da Cultura da Sustentabilidade na Moda", p. 66-77 . In: . São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7dsd-1.2.007

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações