ARTIGO COMPLETO - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A IMPORTÂNCIA DO CONFORTO VISUAL EM AMBIENTES VOLTADOS PARA PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

A IMPORTÂNCIA DO CONFORTO VISUAL EM AMBIENTES VOLTADOS PARA PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

COSTA, Samara Ferreira ; TRAPANO, Patrizia Di ; FIGUEIREDO, Luciana Maria Bonvino ; SANTOS, Mauro César de Oliveira ;

ARTIGO COMPLETO:

"Nos últimos anos, estratégias como as do design universal têm sido amplamente empregadas para a promoção de ambientes acessíveis. Contudo, estas diretrizes não englobam as necessidades emocionais dos usuários, sendo fundamental a abordagem de aspectos sensoriais para proporcionar a equidade no acesso ao espaço. Logo, a compreensão de como os indivíduos se relacionam com o ambiente é essencial, principalmente considerando as pessoas no espectro autista. Por isso, o presente artigo, a partir de uma revisão sistemática de literatura, tem por objetivo fazer o levantamento de propostas de intervenção indicadas para este público, com enfoque nas soluções relacionadas ao conforto visual."

ARTIGO COMPLETO:

"In recent years, strategies such as universal design have been widely employed to promote accessible environments. However, these guidelines do not encompass the emotional needs of users, and it is essential to address sensory aspects to provide equity in access to space. Therefore, understanding how individuals relate to the environment is essential, especially considering people on the autism spectrum. Therefore, this article, based on a systematic review of the literature, aims to survey intervention proposals indicated for this public, focusing on solutions related to visual comfort."

Palavras-chave: Iluminação; autismo e conforto visual,

Palavras-chave: Lighting; autism and visual comfort,

DOI: 10.5151/eneac2024-831389

Referências bibliográficas
  • [1] "AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais:
  • [2] DSM-5. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
  • [3] Center for Universal Design. College of Design, 1997. Disponível em: <
  • [4] https://design.ncsu.edu/research/center-for-universal-design/>. Acesso em: 20 maio. 202
  • [5] CÉSAR, Miria. Autismo afeta cerca de 1% da população. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais,
  • [6] Minas Gerais, 2015. Disponível em:
  • [7] afeta-cerca-de-1-da-populacao>Acesso em: 06 jul. 2023
  • [8] CLOUSE, Joslin R.; WOOD-NARTKER, Jeanneane; RICE, Franklyn A. Designing Beyond the Americans
  • [9] With Disabilities Act (ADA): Creating an Autism-Friendly Vocational Center. Health Environments Research
  • [10] & Design Journal, v 13, n 3, dez. 2019. Disponível em: <
  • [11] https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1937586719888502>. Acesso em: 10 jan. 2024.
  • [12] Diário Oficial publica lei que inclui autismo nos censos do IBGE. Agência Brasil, 2019. Disponível em:
  • [13]
  • [14] censos-do-ibge>. Acesso em: 02 jul. 2023.
  • [15] DOHERTY, Mary; MCCOWAN, Sue; SHAW, Sebastian CK. Autistic SPACE: a novel framework for meeting
  • [16] the needs of autistic people in healthcare settings. British Journal of Hospital Medicine, v. 84, n 4, abr.
  • [17] 2023. Disponível em:. Acesso em:
  • [18] 30. jun. 2023.HARIWIDAGDO, Ardhana; SAHRONI, Taufik Roni. Design improvement of therapy clinic for autism spectrum
  • [19] disorder using ergonomic aspects. International Journal of Mechanical Engineering and Technology
  • [20] (IJMET), v 10, n 2, fev. 2019. Disponível em: <
  • [21] https://iaeme.com/MasterAdmin/Journal_uploads/IJMET/VOLUME_10_ISSUE_2/IJMET_10_02_168.pdf>.
  • [22] Acesso em: 10 jan. 2024.
  • [23] MAENNER, M. J. et al. Prevalence and Characteristics of Autism Spectrum Disorder Among Children Aged
  • [24] 8 Years — Autism and Developmental Disabilities Monitoring Network, 11 Sites, United States, 2020. Center
  • [25] of Disease Control and Prevention (CDC), 2023. Disponível
  • [26] em:. Acesso em: 03 jul.
  • [27] 2023.
  • [28] MARTIN, Rebekah; WILKINS, Julia. Creating Visually Appropriate Classroom Environments for Students
  • [29] With Autism Spectrum Disorder. Intervention in School and Clinic, v 57, n 3, jan. 2022. Disponível em:<
  • [30] https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/10534512211014882>. Acesso em: 15. jan. 2024.
  • [31] MARWATI, Annisa; DEWI, Ova Candra; WIGUNA, Tjhin; AISYAH. Visual-sensory-based quiet room: a study
  • [32] of visual comfort, lighting, and safe space in reducing maladaptive behaviour and emotion for autistic users.
  • [33] Journal of Accessibility and Design for All, v. 13, n 1, mai. 2023. Disponível em:<
  • [34] https://doi.org/10.17411/jacces.v13i1.318>. Acesso em: 15. jan. 2024.
  • [35] MELLO, Ana Maria S. Ros de; ANDRADE, Maria América; HO, Helena; SOUZA DIAS, Inês de; Retratos do
  • [36] autismo no Brasil, 1a ed. São Paulo: AMA, 2013.
  • [37] MOSTAFA, Magda. The Autism Aspectss Design Index. An Architecture for Autism, 2015. Disponível em:
  • [38] . Acesso em: 20 jun. 2023.
  • [39] NAGIB, Wasan; WILLIAMS, Allison. Toward an autism-friendly home environment. Housing Studies, Taylor
  • [40] & Francis, v. 32, n. 2, p. 140-167, 17 maio 2016. Disponível em:
  • [41] https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/02673037.2016.1181719?journalCode=chos20. Acesso em:
  • [42] 26 mai. 2023.
  • [43] NAIR, Ashwini Sunil; PRIYA, Radhakrishnan Shanthi; RAJAGOPAL, Prashanthini; PRADEEPA,
  • [44] Chandramouli; SENTHIL, Ramalingam; DHANALAKSHMI, Samiappan; LAI, Khin Wee; WU, Xiang; ZUO,
  • [45] Xiaowei. A case study on the effect of light and colors in the built environment on autistic children’s behavior.
  • [46] Front. Psychiatry, v 13, nov. 2022. Disponível em:< https://doi.org/10.3389/fpsyt.2022.1042641 > Acesso
  • [47] em: 10 jan. 2024.
  • [48] NAPP, John B.; OBERTACZ, Jennifer Helen. Making Space for Students on the Autism Spectrum in the
  • [49] Academic Library. In: ASEE 2022 - Annual Conference & Exposition, 2022. Anais [...]. Minnesota: ASEE,
  • [50] 2022. Disponível em: < https://peer.asee.org/making-space-for-students-on-the-autism-spectrum-in-the-
  • [51] academic-library.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2024.
  • [52] OMS afirma que autismo afeta uma em cada 160 crianças no mundo. ONU News, 2017. Disponível em:
  • [53] . Acesso em: 03 jul. 2023
  • [54] TENENTE, Luiza. 1 a cada 36 crianças tem autismo, diz CDC; entenda por que número de casos aumentou
  • [55] tanto nas últimas décadas. G1, São Paulo, 02, abril de 2023. Seção Educação. Disponível em:
  • [56]
  • [57] por-que-numero-de-casos-aumentou-tanto-nas-ultimas-decadas.ghtml>Acesso em: 06 jul. 2023"
Como citar:

COSTA, Samara Ferreira; TRAPANO, Patrizia Di; FIGUEIREDO, Luciana Maria Bonvino; SANTOS, Mauro César de Oliveira; "A IMPORTÂNCIA DO CONFORTO VISUAL EM AMBIENTES VOLTADOS PARA PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)", p. 872-883 . In: Anais do X Encontro Nacional sobre Ergonomia do Ambiente Construído X Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/eneac2024-831389

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações