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A IMPORTÂNCIA DO DESIGN NA VIABILIZAÇÃO DE EMBALAGENS PARA UMA MICRO E PEQUENA EMPRESA DA MARICULTURA

Garcia, Lucas José ; Ristow, Daniel Theiss ; Sala, Silvia Marcia Fiori ; Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz ; Gontijo, Leila Amaral ; Merino, Eugenio Andres Díaz ;

Artigo:

O cultivo de ostras e mexilhões em Santa Catarina é uma importante vertente econômica do estado. O setor enfrenta dificuldades para comercialização, principalmente no que se relaciona ao potencial econômico de pequenas empresas e à ideia do consumidor sobre o produto. Assim, esta pesquisa objetivou desenvolver embalagens para viabilizar a comercialização de produtos de uma Micro e Pequena Empresa do setor da maricultura. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada, que utilizou como procedimentos técnicos o levantamento bibliográfico, grupo focal, entrevistas com consumidores e com a empresa. Como suporte à prática projetual, foi utilizado o Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Projetos (GODP). Como resultados são apresentadas embalagens para duas linhas de produto: linha gourmet e linha food service. Aponta-se ainda, como o design dentro de uma visão estratégica, denominada gestão de design, pode contribuir para a maricultura e a apresentação de seus produtos ao consumidor. Embalagem, Design, Gestão de Design, Maricultura, Mexilhões.

Artigo:

The cultivation of oysters and mussels in Santa Catarina is an important economic activity. The sector faces difficulties in marketing, especially in relation to economic potential of small businesses and the idea of the consumer about the product. Thus, this research aimed to develop packaging to facilitate the marketing of products of a Micro and Small Enterprise of the mariculture industry. For this purpose, an applied research that utilized technical procedures as bibliographic research, focus group and interviews with consumers and the company was done. To support design practice was used the Guide of Orientation to Project Development (GODP). As results is presented packagings for two product lines: line gourmet and line food service. It is also presented as the design within a strategic vision, called design management, can contribute to the mariculture and the presentation of their products to consumers.

Palavras-chave: Embalagem, Design, Gestão de Design, Maricultura, Mexilhões., Packaging, Design, Design Management, Mariculture, Mussels.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01037

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Como citar:

Garcia, Lucas José; Ristow, Daniel Theiss; Sala, Silvia Marcia Fiori; Merino, Giselle Schmidt Alves Díaz; Gontijo, Leila Amaral; Merino, Eugenio Andres Díaz; "A IMPORTÂNCIA DO DESIGN NA VIABILIZAÇÃO DE EMBALAGENS PARA UMA MICRO E PEQUENA EMPRESA DA MARICULTURA", p. 2985-2996 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01037

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