Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A importância do processo de design na criação e desenvolvimento de materiais didáticos digitais

The importance of the design process to create and develop educational digital materials

Brunnet, Natália ;

Artigo Completo:

Este artigo aborda o processo de design como método capaz de tornar conceitos tangíveis e reduzir o retrabalho em projetos de materiais didáticos digitais. Destacam-se especificamente nesse estudo, os benefícios das etapas de prototipagem, testes e validações, por auxiliarem o designer a cumprir os requisitos do projeto, proporcionar uma excelente experiência ao usuário e garantir a boa performance do produto em diferentes plataformas. Os conceitos discutidos nesse trabalho serão demonstrados com a análise da metodologia e a apresentação dos resultados alcançados no desenvolvimento das atividades digitais educativas do projeto “Meet Brownie”

Artigo Completo:

This paper discusses the design process as a method to make concepts tangible and to reduce rework on projects of digital educational materials. In this study, the benefits of the stages of prototyping, testing and validation were highlighted, because they help the designer to implement the project requirements, to provide an excellent user experience and to ensure the good performance of the product on different platforms. The concepts discussed in this work will be demonstrated with the analysis of the methodology and a presentation of the results achieved in the development of digital educational activities of the "Meet Brownie" Project

Palavras-chave: educação, tecnologia, design, material didático, education, technology, design, educational material,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_56

Referências bibliográficas
  • [1] BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • [2] FONTOURA, Antonio Martiniano. A interdisciplinaridade e o ensino do design. Projética: Revista Científica de Design, Londrina, v. 2, n. 2, p. 86-95, dez. 2011.
  • [3] IOSCHPE, Gustavo. O que o Brasil quer ser quando crescer? Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
  • [4] JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto. São Paulo: Pioneira, 1998.
  • [5] KELLEY, Tom; LITTMAN, Jonathan. A arte da inovação: lições de criatividade da IDEO, a maior empresa norte-americana de design. São Paulo: Futura, 2001.
  • [6] KRUG, Steve. Não me faça pensar. Alta Books: Rio de Janeiro, 200
  • [7] MEMÓRIA, Felipe. Design para a internet: projetando a experiência perfeita. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
  • [8] NIELSEN, Jakob. Projetando websites. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
  • [9] NORMAN, Donald. O design do dia-a-dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
  • [10] PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE (PMI). PMBOK: um guia do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. 5. ed. Newtown Square, PA, 2014.
  • [11] PORTUGAL, Cristina. Design, Educação e Tecnologia. 1. ed. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013.
  • [12] ___________________. Hipertexto como instrumento para apresentação de informações em ambiente de aprendizado mediado pela internet. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, jan. 2005.
  • [13] RAMAL, Andrea Cecilia. “Educação com Tecnologias Digitais: Uma Revolução Epistemológica em Mãos do Desenho Instrucional”. IN Educação Online - Teorias, práticas, legislação e formação corporativa. Marco Silva (org.). São Paulo: Loyola, 2003.
  • [14] TRACTENBERG, Leonel; TRACTENBERG, Régis. Design Instrucional na Educação Corporativa. In: RAMAL, Andrea (Org.). Educação corporativa: fundamentos e gestão. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
  • [15] WODTKE, Christina; GOVELLA, Austin. Information Architecture: Blueprints for the Web. Berkeley: New Riders, 2009.
Como citar:

Brunnet, Natália; "A importância do processo de design na criação e desenvolvimento de materiais didáticos digitais", p. 243-256 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_56

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações