Pôster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADORES PARA A HUMANIZAÇÃO DOS CUIDADOS E GARANTIA DA PROTEÇÃO INTEGRAL E SAÚDE ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDOS INSTITUCIONALMENTE EM CONTEXTO DE VIOLAÇÕES, VULNERABILIDADES E RISCO

A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADORES PARA A HUMANIZAÇÃO DOS CUIDADOS E GARANTIA DA PROTEÇÃO INTEGRAL E SAÚDE ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDOS INSTITUCIONALMENTE EM CONTEXTO DE VIOLAÇÕES, VULNERABILIDADES E RISCO

Prímola, Kenya Vilhena ; Oliveira, Maria Isabel Gomes de ;

Pôster:

Justificativa

Diante do cenário imperativo posto pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo227 no qual a família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar à criança e aoadolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, saúde, educação, à convivênciafamiliar e comunitária, dentre outros; endossado pelas propostas às novas práticas de atendimento do Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990; um novo modo de compreender a infância e adolescência é inaugurado: criança e adolescente são sujeitos de direitos.

  

Objetivo(s)

Os profissionais que atuam nos serviços de acolhimento são convocados a transformarem suas antigas práticas para o viés da doutrina da proteção integral, visando o melhor interesse das crianças e adolescentes na efetivação do direito  convivência familiar e comunitária.

 

Método(s)

O método consiste: capacitação de conteúdo afeto à temática aos cuidadores dos municípios mineiros que ofertam serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, modalidade virtual, no período de 03 dias, carga horária de 03 horas de forma interativa, além de apoios técnicos individuais conforme necessidade.

 

Resultado(s)

Os resultados são: ações humanizadas com o manejo cuidadoso pelo cuidador que repercutem como os fatores diferenciais na rotina institucional e vida das crianças e adolescentes acolhidos.

 

Conclusão(ões)

Potencializar o papel do cuidador nesses espaços é de suma importância, é ele que atua na linha de frente, especialmente nos cuidados aos acolhidos que demandem atenção específica pela deficiência, saúde ou idade inferior a um ano (Orientações Técnicas: Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. 2a Edição. Brasília, Junho de 2009).

Pôster:

Justificativa

Diante do cenário imperativo posto pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo227 no qual a família, a sociedade e o Estado têm o dever de assegurar à criança e aoadolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, saúde, educação, à convivênciafamiliar e comunitária, dentre outros; endossado pelas propostas às novas práticas de atendimento do Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990; um novo modo de compreender a infância e adolescência é inaugurado: criança e adolescente são sujeitos de direitos.

  

Objetivo(s)

Os profissionais que atuam nos serviços de acolhimento são convocados a transformarem suas antigas práticas para o viés da doutrina da proteção integral, visando o melhor interesse das crianças e adolescentes na efetivação do direito  convivência familiar e comunitária.

 

Método(s)

O método consiste: capacitação de conteúdo afeto à temática aos cuidadores dos municípios mineiros que ofertam serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, modalidade virtual, no período de 03 dias, carga horária de 03 horas de forma interativa, além de apoios técnicos individuais conforme necessidade.

 

Resultado(s)

Os resultados são: ações humanizadas com o manejo cuidadoso pelo cuidador que repercutem como os fatores diferenciais na rotina institucional e vida das crianças e adolescentes acolhidos.

 

Conclusão(ões)

Potencializar o papel do cuidador nesses espaços é de suma importância, é ele que atua na linha de frente, especialmente nos cuidados aos acolhidos que demandem atenção específica pela deficiência, saúde ou idade inferior a um ano (Orientações Técnicas: Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. 2a Edição. Brasília, Junho de 2009).

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2022-1282

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Prímola, Kenya Vilhena; Oliveira, Maria Isabel Gomes de ; "A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADORES PARA A HUMANIZAÇÃO DOS CUIDADOS E GARANTIA DA PROTEÇÃO INTEGRAL E SAÚDE ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES ACOLHIDOS INSTITUCIONALMENTE EM CONTEXTO DE VIOLAÇÕES, VULNERABILIDADES E RISCO", p. 7-8 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2022-1282

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações