Junho 2017 vol. 3 num. 11 - 16° USIHC – Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Computador
Artigo Completo - Open Access.
A INFLUÊNCIA DA INTERFACE ENQUANTO SUPERFÍCIE NO USO DE JOGOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA 3ª IDADE
THE INFLUENCE OF THE INTERFACE WHILE SURFACE IN THE USE OF GAMES IN THE DIGITAL INCLUSION PROCESS FOR THE 3RD AGE
Camargo, Mayckel Barbosa de Oliveira ; Fakhoury, Renata Svizzero ; Marar, João Fernando ; Castro, Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de ; Amantini, Susy Nazaré Silva Ribeiro ;
Artigo Completo:
Com o envelhecimento, as pessoas são apresentadas gradativamente a diversos fatores inerentes à idade que por si só já caracterizam uma fase da vida que inspira cuidados, porém associado a todo este cenário, dentre uma vasta gama de pontualidades, pode-se vislumbrar um fenômeno muito presente em nosso cotidiano: a exclusão desta faixa populacional ao meio digital. Uma via de amenização deste problema são os projetos de inclusão digital para a 3ª idade. Assim como qualquer outra atividade pedagógica, estes cursos precisam estar não só adaptados ao contexto temporal e social, mas também ao público ao qual ele se destina. Dando continuidade a estudos prévios sobre a inserção de jogos em projetos de inclusão digital para idosos, este estudo tem como objetivo analisar a influência da interface enquanto um projeto de Design de Superfície significante na percepção do usuário idoso em um projeto de inclusão digital para idosos da cidade de Bauru, interior do Estado de São Paulo, Brasil.
Artigo Completo:
With aging, people are presented gradually to various age-related factors that in themselves already characterize a life-like phase that inspires care, but associated with this whole scenario, from a wide range of punctualities, one can glimpse to very present in our daily Life: the exclusion of this population to the digital environment. One way to alleviate this problem is to include digital inclusion projects for the elderly. Like any other pedagogical activity, this courses need to be adapted not only to the temporal and social context, but also to the audience for which it is intended. This paper aims to analyze the influence of the interface waiting a project of Surface Design in perception of the elderly user in a project of digital inclusion in the city of Bauru, inside of the State of São Paulo, Brazil.
Palavras-chave: Design de Superfície Digital, UX, 3ª Idade,
Palavras-chave: Digital Surface Design, UX, Elderly,
DOI: 10.5151/16ergodesign-0250
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Como citar:
Camargo, Mayckel Barbosa de Oliveira; Fakhoury, Renata Svizzero; Marar, João Fernando; Castro, Jacqueline Aparecida Gonçalves Fernandes de; Amantini, Susy Nazaré Silva Ribeiro; "A INFLUÊNCIA DA INTERFACE ENQUANTO SUPERFÍCIE NO USO DE JOGOS NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA 3ª IDADE", p. 2385-2394 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/16ergodesign-0250
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