Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

A INFLUÊNCIA DA NARRAÇÃO NA COMPREENSÃO DA MENSAGEM: UMA ANÁLISE RETÓRICA DA PROPAGANDA “MUDANÇA” DO ITAÚ

Leite, Hana Luzia de Abreu ; Silva, Othon César Vasconcelos ; Miranda, Eva Rolim ; Waechter, Hans da Nóbrega ;

Artigo Completo:

A informação visual sequencial sem palavras geralmente exige maior desempenho do usuário. Experiência e repertório são necessários para uma melhor interpretação da mensagem. Mediante este questionamento, este trabalho pretende compreender a influência da narração na compreensão da mensagem por meio de ações sequenciadas de emojis (ícones digitais da comunicação eletrônica) da propaganda “Mudança” do banco Itaú. Realizou-se um comparativo retórico da compreensão informacional, com e sem influência da narração (jingle/áudio), entre usuários especialistas (designers) e não especialistas (não-designers). Para isso foram abordados estudos dos campos do Design da Informação, Quadrinhos e Retórica Visual. Constatou-se que o nível verbal, por meio da narração do jingle, pode apresentar diferentes tipos de influências na interpretação da informação a depender da sua construção retórica.

Artigo Completo:

Palavras-chave: narração; ação; retórica visual; emoji; usuário.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0401

Referências bibliográficas
  • [1] ALMEIDA JUNIOR, Licínio de; NOJIMA, Vera Lúcia. Retórica do design gráfico: da prática à teoria. Coleção Pensando o Design, Marcos Braga, coordenador. São Paulo: Blucher, 2010.
  • [2] ARAGÃO, Isabella Ribeiro; WANDERLEY, Renata Garcia. Representação de ação: uma evolução das mídias estáticas para dinâmicas. In: Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, 2007. São Paulo: Intercom, 2007. Disponível em: . Acesso em 20 set. 2015
  • [3] BONSIEPE, Gui. Design, Cultura e Sociedade. São Paulo: Blucher, 2011.
  • [4] EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
  • [5] HORN, Robert E. Visual Language: Global Communication for the 21st Century. Bainbridge Island: MacroVU Press, 1998.
  • [6] DRAFT Emoji Data (full). List of emoji characters, with images maintened by Unicode, 2015. Disponível em: . Acesso em 20 abr. 2015.
  • [7] GROVES, Emily. Not just a pretty face. An archaeology and critical analysis of the emoji. M.A Dissertation – Royal College of Art, Information Experience Design, Londres, 2014.
  • [8] ITAÚ. Mudança. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2015.
  • [9] LUCAS, Gavin. The Story of Emoji. Munique, Londres, Nova York: Prestel, 2016.
  • [10] MALAMED, Connie. Visual Language for Designers. Beverly: Rockport Publishers, 2009.
  • [11] McCLOUD, Scott. Desenhando quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2008.
  • [12] REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de Teoria da Narrativa. São Paulo: Editora Ática, 1988.
Como citar:

Leite, Hana Luzia de Abreu; Silva, Othon César Vasconcelos; Miranda, Eva Rolim; Waechter, Hans da Nóbrega; "A INFLUÊNCIA DA NARRAÇÃO NA COMPREENSÃO DA MENSAGEM: UMA ANÁLISE RETÓRICA DA PROPAGANDA “MUDANÇA” DO ITAÚ", p. 4661-4672 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0401

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações