Dezembro 2014 vol. 1 num. 4 - 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
A INFLUÊNCIA DA SEGMENTAÇÃO DO MERCADO POR FAIXA DE RENDA NO SETOR MOVELEIRO: organização setorial, diferenciação de produtos, pesquisa e desenvolvimento
Nossack, Ana Frieda Ávila ;
Artigo:
A segmentação do mercado consumidor por estratos de renda destacou-se como elemento relevante para a compreensão do setor moveleiro nacional, conforme verificado na pesquisa “Panorama da produção de móveis residenciais de madeira no Brasil”. O objetivo deste artigo é demonstrar a influência do tema na organização das empresas, abrangendo agentes envolvidos em diversos núcleos do setor: na comercialização, produção, fornecimento de insumos e instituições que compõem o ambiente produtivo. Dentro desse contexto, buscou-se destacar como a diferenciação dos produtos por status social através do consumo conduz as atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Artigo:
Market segmentation by consumer income level was mentioned as relevant to understanding the domestic furniture industry, during the research: "Overview of the production of residential wood furniture in Brazil." The purpose of this paper is to demonstrate the influence of context on the organization of firms including agents involved in several centers sectors: marketing, production, supply chain and the institutions that compose the production environment. In this context, we sought to show how product differentiation, mainly centered in the differentiation of social status through consumption, leads research and development activities.
Palavras-chave: mobiliário, consumo, segmentação de mercado., furniture, consumption, Market segmentation.,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/designpro-ped-00166
Referências bibliográficas
- [1] SENAI. Desejos e Rupturas: referenciais do mobiliário. Brasília: SENAI-DN, 2011 SENAI. Biomas do Consumo. Brasília: SENAI-DN, 2012
- [2] STURGEON, T. Modular production networks: a new American model of industrial organization. Industrial and Corporate Change, v.11, n. 3. 200
- [3] TAVARES, M. Calixta; AFONSO, T.; LOCATELLI, R. Lamounier. Segmentação de mercado, diferenciação de produtos e a perspectiva da antropologia do consumo. Revista GestãoAndamp; Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 11, n. 1, p. 106-122, jan./jun. 2011
Como citar:
Nossack, Ana Frieda Ávila; "A INFLUÊNCIA DA SEGMENTAÇÃO DO MERCADO POR FAIXA DE
RENDA NO SETOR MOVELEIRO: organização setorial, diferenciação de produtos, pesquisa e desenvolvimento", p. 432-443 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/designpro-ped-00166
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações