Novembro 2021 vol. 9 num. 4 - I Seminário de Pesquisa PPGDesign

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A informação de moda sem gênero nas postagens do Instagram: uma proposta analítica a partir das teorias dos atos de fala

A informação de moda sem gênero nas postagens do Instagram: uma proposta analítica a partir das teorias dos atos de fala

Justo, Iracema Tatiana Ribeiro Leite ; Waechter, Hans da Nóbrega ;

Artigo:

A informação de moda nas redes sociais é relevante para observação das construções dos sujeitos. Considerando que as roupas são as primeiras formas de significação que direciona as representações de gênero, este artigo propõe um instrumento de análise para compreender os discursos das marcas de moda sem gênero nas postagens do instagram, tendo como aporte teórico as teorias dos atos de fala de Austin (1990) e performatividade proposta por Butler (2018). Esta pesquisa aborda as narrativas visuais apresentadas pelas marcas compreendendo as ideologias presentes a partir das linguagens visuais (imagem) e verbais (textos nas postagens e hashtags).

Artigo:

A informação de moda nas redes sociais é relevante para observação das construções dos sujeitos. Considerando que as roupas são as primeiras formas de significação que direciona as representações de gênero, este artigo propõe um instrumento de análise para compreender os discursos das marcas de moda sem gênero nas postagens do instagram, tendo como aporte teórico as teorias dos atos de fala de Austin (1990) e performatividade proposta por Butler (2018). Esta pesquisa aborda as narrativas visuais apresentadas pelas marcas compreendendo as ideologias presentes a partir das linguagens visuais (imagem) e verbais (textos nas postagens e hashtags).

Palavras-chave: Informação de moda. Moda sem gênero. Identidade de gênero. Teorias dos atos de fala,

Palavras-chave: Informação de moda. Moda sem gênero. Identidade de gênero. Teorias dos atos de fala,

DOI: 10.5151/isspppgdesign-08

Referências bibliográficas
  • [1] AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer. Palavras e ação. Trad. Danilo Marcondes Souza Filho. Artes Médicas. Porto Alegre, 1990.
  • [2] BAKHTIN, M. (V. N. Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo - São Paulo: Editora 34, 1ª Edição, 2017.
  • [3] BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 16 º edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
  • [4] BUTLER, J. Problemas de gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2003.
  • [5] GORINI. Paula. Hashtag em Disputa: Um Estudo Sobre Identidade e Memória Nas Redes Sociais. In: Encontro nacional de história da mídia. São Paulo, 2017.
  • [6] LE BRETON, D. A sociologia do corpo 2. ed. tradução de Sônia M.S. Fuhrmann. Petrópolis: Rio de Janeiro, 2007.
  • [7] LEITE, I.T.R. Vestuário e feminilidade: uma análise da relação vestuário e feminilidade nas capas da revista Manequim nos seus 50 anos de Publicação. Dissertação mestrado. UFPE: Recife, 2011.
  • [8] MARCONDES. Danilo. Desfazendo mitos sobre a pragmática. In: ALCEU. V. 1 ALCEU - v.1 - n.1 -pg 38 a 46, 2000.
  • [9] RIBEIRO, C. B. Gêneros discursivos e atos de fala no facebook: uma análise de posts e memes relacionados às eleições para a presidência do brasil em 2014. Dissertação de mestrado. Universidade de Lisboa, 2015.
  • [10] SCHNEID E BARRETO. Moda sem gênero: representação de identidade e diversidade no vestuário. In: 13º Colóquio DE MODA, 2017.
Como citar:

Justo, Iracema Tatiana Ribeiro Leite; Waechter, Hans da Nóbrega; "A informação de moda sem gênero nas postagens do Instagram: uma proposta analítica a partir das teorias dos atos de fala", p. 83-91 . In: Anais do I Seminário de Pesquisa PPGDesign . São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/isspppgdesign-08

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