Agosto 2014 vol. 1 num. 2 - XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva
Artigo Completo - Open Access.
A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS STOP Andamp; START E AQUECIMENTO DE COMBUSTÍVEL
Castro, Adriano Cardon ; Negrelli, Evaldir ;
Artigo Completo:
No mundo automotivo, as regulamentações governamentais procuram atender as necessidades da sociedade quanto à segurança veicular (passiva e ativa), emissões de poluentes e ruídos, entre outras. Para promover a sustentabilidade e competitividade, o governo brasileiro lançou em dezembro de 2012 o programa Inovar-Auto, o qual estabelece uma de serie de ações industriais e desenvolvimento local, para a atualização de motores e veículos. Um dos pilares deste programa é a eficiência energética, que pode ser melhorada através de diferentes opções de produtos. A introdução destas novas tecnologias, como motores mais econômicos, sistemas eletrônicos (como Stop Andamp; Start, sistemas híbridos de recuperação de energia) e redução de peso, compõem estratégias próprias de cada montadora para responder às exigências governamentais. Já no mercado brasileiro, devido à necessidade de ter motores que possam trabalhar com misturas de combustíveis de etanol e gasolina, várias adaptações de componentes são requeridas, como por exemplo, um sistema de partida a frio. Este trabalho tem como objetivo descrever o sistema Stop Andamp; Start, seus componentes e interfaces e o funcionamento deste com sistema de aquecimento de combustível, mostrando a complexidade de integração, as diferentes situações críticas e principais validações necessárias. Ao final, serão apresentadas as futuras evoluções necessárias para que estes sistemas sejam utilizados no mercado local mantendo a qualidade e expectativas requeridas pelos clientes.
Artigo Completo:
Palavras-chave: ,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/engpro-simea2014-80
Referências bibliográficas
Como citar:
Castro, Adriano Cardon; Negrelli, Evaldir; "A INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS STOP Andamp; START E AQUECIMENTO DE COMBUSTÍVEL", p. 608-614 . In: In Anais do XXII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 2357-7592,
DOI 10.5151/engpro-simea2014-80
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações