Junho 2019 vol. 2 num. 1 - Encontro Anual da Biofísica 2019

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A INTERDISCIPLINARIDADE DO “MUNDO NANO” Á LUZ DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA

A INTERDISCIPLINARIDADE DO “MUNDO NANO” Á LUZ DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA

Conceicão, Ana Paula ; Oliveira, Maria ; Nogueira, Romildo ;

Artigo completo:

Há muito tempo se sabe que a matéria é formada por massa e ocupa um lugar no espaço, e que essa massa se refere ao conjunto ou arranjo de moléculas que graças as suas interações proporcionam os diferentes estados físicos da matéria. Com base nesse conhecimento, foram obtidos importantes avanços na ciência e tecnologia dos materiais (CHAVES, 2002).

Artigo completo:

Há muito tempo se sabe que a matéria é formada por massa e ocupa um lugar no espaço, e que essa massa se refere ao conjunto ou arranjo de moléculas que graças as suas interações proporcionam os diferentes estados físicos da matéria. Com base nesse conhecimento, foram obtidos importantes avanços na ciência e tecnologia dos materiais (CHAVES, 2002).

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/biofisica2019-04

Referências bibliográficas
  • [1] BARDIN, L. Análise de conteúdo. (L. A. Reis & A. Pinheiro. Trad.). São Paulo: Edições 70. Livraria Martins Fontes, 2009.
  • [2] BRASIL, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. Panorama da nanotecnologia no mundo e no Brasil. Brasília: ABDI, 2011, in: Série Cadernos da Indústria ABDI, 21.
  • [3] BRASIL SCIENTIFIC AMERICAN. Anéis de fogo. nº 156, Ano 13, 2015, p. 27-35
  • [4] CHAVES, A. Nanociência e Nanotecnologia. Brasília, DF: Ministério da Ciência e
  • [5] Tecnologia, 2002. Reportagens. Disponível em: acesso em: 10 de março de 201
  • [6] CONCEIÇÃO, A. P. S.; NOGUEIRA, R. A. O texto de divulgação científica no ensino de ciências: uma abordagem de questões ambientais. In: Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco, V EPEPE, Garanhuns, 2014.
  • [7] FAZENDA, I. A. et al. O que é interdisciplinaridade?. São Paulo: Cortez, 2008.
  • [8] FAZENDA, I. A. et al. Práticas Interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2011.
  • [9] FRANÇA, S. B. O desenvolvimento da concepção de Nanomundo no ensino fundamental, 2005. Dissertação (Mestrado em Educação das Ciência), Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2005.
  • [10] OLIVEIRA, M. M.. Sequência Didática Interativa: No processo de formação de professores. Petrópolis- RJ, Ed. Vozes, 2013.
  • [11] OLIVEIRA L. L.; ZANCUL, M. S. Textos de divulgação científica (TDC) nas aulas de biologia na educação de jovens e adultos (EJA) para abordar a temática alimentação. Revista Práxis, ano VI, nº 11, 2014.
  • [12] OLIVEIRA, I. S.; VIEIRA, C. L. Física hoje uma aventura pela natureza: dos átomos ao Universo, Rio de Janeiro: Instituto ciência Hoje: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, 2007.
Como citar:

Conceicão, Ana Paula; Oliveira, Maria; Nogueira, Romildo; "A INTERDISCIPLINARIDADE DO “MUNDO NANO” Á LUZ DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA", p. 11-13 . In: Anais do Encontro Anual da Biofísica 2019. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2526--607-1, DOI 10.5151/biofisica2019-04

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações