Maio 2020 vol. 3 num. 1 - XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha
Artigo Completo - Open Access.
A INTERFERÊNCIA DE ÂNGULOS DE GIRO NO TEMPO DE EVACUAÇÃO DE MULTIDÕES EM SITUAÇÃO DE NORMALIDADE E DE PÂNICO
A INTERFERÊNCIA DE ÂNGULOS DE GIRO NO TEMPO DE EVACUAÇÃO DE MULTIDÕES EM SITUAÇÃO DE NORMALIDADE E DE PÂNICO
Nappi, Manuela Marques Lalane ; Lima, Maria Luiza Tremel de Faria ; Souza, João Carlos ;
Artigo Completo:
A segurança das pessoas em locais de reunião de grande público apresenta implicações significativas, entre outras coisas, para o planejamento urbano, gerenciamento de eventos, projeto de edifícios, segurança contra incêndio e serviço de resgate. Comportamentos complexos de multidões de pedestres podem ser críticos sob condições de emergência e alta densidade, como manobras de virada, interseção e fusão. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência de diferentes ângulos de giro no tempo de escape de uma multidão de um ambiente fechado a partir de simulações computacionais baseadas no modelo de força social. Em todos os cenários analisados buscou-se verificar o fluxo de escape de 250 pessoas de uma sala de 1000 m² por um ou mais corredores que exigiam diferentes ângulos de giro ao serem percorridos. Todos os cenários foram simulados para duas velocidades diferentes: normal de caminhada dentro de uma multidão e de nervosismo. Os resultados encontrados apontam que os ganhos relacionados ao aumento da eficácia de uma evacuação podem chegar a 33,36% quando considerados diferentes ângulos de giro e a 17,11% quando consideradas diferentes quantidades e posicionamento das saídas de emergência.
Artigo Completo:
A segurança das pessoas em locais de reunião de grande público apresenta implicações significativas, entre outras coisas, para o planejamento urbano, gerenciamento de eventos, projeto de edifícios, segurança contra incêndio e serviço de resgate. Comportamentos complexos de multidões de pedestres podem ser críticos sob condições de emergência e alta densidade, como manobras de virada, interseção e fusão. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência de diferentes ângulos de giro no tempo de escape de uma multidão de um ambiente fechado a partir de simulações computacionais baseadas no modelo de força social. Em todos os cenários analisados buscou-se verificar o fluxo de escape de 250 pessoas de uma sala de 1000 m² por um ou mais corredores que exigiam diferentes ângulos de giro ao serem percorridos. Todos os cenários foram simulados para duas velocidades diferentes: normal de caminhada dentro de uma multidão e de nervosismo. Os resultados encontrados apontam que os ganhos relacionados ao aumento da eficácia de uma evacuação podem chegar a 33,36% quando considerados diferentes ângulos de giro e a 17,11% quando consideradas diferentes quantidades e posicionamento das saídas de emergência.
Palavras-chave: Arquitetura; Evacuação Emergencial; Ângulos de Giro; Simulação computacional; Modelo de Força Social.,
Palavras-chave: Arquitetura; Evacuação Emergencial; Ângulos de Giro; Simulação computacional; Modelo de Força Social.,
DOI: 10.5151/spolm2019-005
Referências bibliográficas
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Como citar:
Nappi, Manuela Marques Lalane; Lima, Maria Luiza Tremel de Faria; Souza, João Carlos; "A INTERFERÊNCIA DE ÂNGULOS DE GIRO NO TEMPO DE EVACUAÇÃO DE MULTIDÕES EM SITUAÇÃO DE NORMALIDADE E DE PÂNICO", p. 60-70 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2175-6295,
DOI 10.5151/spolm2019-005
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