Abril 2018 vol. 4 num. 5 - 8º Congresso Internacional de Design da Informação / 8º Congresso Nacional de Iniciação Científica em design da informação
Artigo completo - Open Access.
A leitura de imagens para produção de narrativas: um estudo de um artefato para produção textual
Mota, Marina L. P. ; Campello, Silvio B. ; Souza, Angélica Porto C. de ;
Artigo completo:
Essa pesquisa conta com apoio do CNPq, Capes e FACEPE através de auxílio financeiroe bolsas
de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Inicialmente mapeou-se ossistemas de atividades relacionados à leitura em 3 escolas públicas do ensinofundamental e, ao identificar carência de insumos para outras atividadesrelacionadas ao processo de aquisição de linguagem, a equipe desenvolveu umartefato para produção textual na forma de um jogo de tabuleiro, cartas e umprotocolo de ação cujo objetivo final é a produção de um livro de históriasfeito pelos alunos. Os primeiros resultados apontam para uma maior compreensãoda estrutura narrativa de ficção e um alinhamento mais eficaz dos objetivos dosalunos em relação aos da atividade pedagógica, favorecendo um maior engajamentona atividade.
O artigo apresenta o método e protocolo utilizados, bem como descreve oartefato desenvolvido, terminando por apontar as próximas etapas planejadas.
Artigo completo:
Palavras-chave: Design da informação e educação, narrativas, teoria da atividade,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/cidi2017-037
Referências bibliográficas
- [1] BONSIEPE, G. Design, cultura e sociedade. São Paulo: Blucher, 201 COUTINHO, S. G.; LOPES, M. T. Design para educação: uma possível contribuição para o ensino fundamental brasileiro. O Papel social do design gráfico: história, conceitos & atuação profissional. São Paulo: Editora SENAC, p. 137-162, 201 ENGESTRÖM, Y. Learning by Expanding: An Activity - Theoretical Approach to Developmental Research. Helsinki, Orienta-Konsultit, 1987.
Como citar:
Mota, Marina L. P.; Campello, Silvio B.; Souza, Angélica Porto C. de; "A leitura de imagens para produção de narrativas: um estudo de um artefato para produção textual", p. 385-397 . In: .
São Paulo: Blucher,
2018.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2017-037
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações