Junho 2020 vol. 3 num. 1 - Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa
Artigo - Open Access.
Gamificação em sala de aula: o uso do Classcraft no ensino de Física
Gamificação em sala de aula: o uso do Classcraft no ensino de Física
Oliveira, Marília Nascimento ; Nascimento, Eunice Alves ;
Artigo:
Este artigo apresenta um relato de experiência envolvendo as dificuldades encontradas pelos docentes para cativar a atenção e motivar seus alunos em sala de aula. Esses problemas serviram de ponto de partida para a pesquisa que visou a implementar a gamificação através da plataforma Classcraft nas aulas da disciplina de Física, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da escola SESI de Tubarão (Santa Catarina). O plano de aula tradicional foi transformado em diversas missões contextualizadas, que, ao longo do trimestre, levaram os alunos a desenvolverem um comportamento mais ativo e colaborativo, aumentando a motivação e engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem.
Artigo:
Este artigo apresenta um relato de experiência envolvendo as dificuldades encontradas pelos docentes para cativar a atenção e motivar seus alunos em sala de aula. Esses problemas serviram de ponto de partida para a pesquisa que visou a implementar a gamificação através da plataforma Classcraft nas aulas da disciplina de Física, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio da escola SESI de Tubarão (Santa Catarina). O plano de aula tradicional foi transformado em diversas missões contextualizadas, que, ao longo do trimestre, levaram os alunos a desenvolverem um comportamento mais ativo e colaborativo, aumentando a motivação e engajamento dos estudantes no processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Gamificação. Relato docente. Ensino de Física. Classcraft.,
Palavras-chave: Gamificação. Relato docente. Ensino de Física. Classcraft.,
DOI: 10.5151/eduforadacaixa-14
Referências bibliográficas
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Como citar:
Oliveira, Marília Nascimento; Nascimento, Eunice Alves; "Gamificação em sala de aula: o uso do Classcraft no ensino de Física", p. 167-174 . In: Anais Inovação na educação - Pontes para futuros fora da caixa. Anais do III Encontro Internacional de Inovação na Educação e III ConheCER.
São Paulo: Blucher,
2020.
ISSN 2318-695X,
DOI 10.5151/eduforadacaixa-14
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