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A materialidade do suporte do livro não-verbal como emissora de informações para interações entre crianças cegas e videntes: elaboração de um protótipo

The non-verbal book support’s materiality as a source of information for interactions between blind and sighted children: creating a prototype

Lima, Andre Moreira de ;

CIDI:

O propósito deste artigo é a documentação de um processo de criação de um protótipo que servirá, em etapas ainda não realizadas da pesquisa, como modelo instrumental de testes para a comparação das possíveis interpretações diversas de seus significados. Essa atividade viabiliza a compreensão da potencialidade das informações sensoriais do livro como possibilitadores de situações de interação entre crianças cegas e videntes em leituras compartilhadas, criando espaço para a ampliação de repertório pelas trocas e propondo estratégias para a superação das desigualdades. Para tanto, faz-se, por meio de atividade experimental, a tradução de poesias concretas e neoconcretas para um suporte que não se apoia no texto verbal, mas na informação emitida pelos materiais que compõem a produção de seu suporte físico, partindo das propostas da concepção de livros infantis de Munari e fundamentando-se teoricamente na semiótica de Peirce, assim como nas discussões acerca da aplicação dessa teoria, propostas por Ferrara e Santaella. O resultado do experimento relatado é um protótipo de livro-objeto que anuncia as intenções originais dos poemas eleitos como eixo condutor para a análise das interpretações dos voluntários.

CIDI:

This article’s purpose is to document a process of creation of a prototype that will serve, in stages not yet carried out in the research, as an instrumental test model for the comparison of possible different interpretations of its meanings. This activity makes it possible to understand the potential of the book's sensory information as enabling situations of interaction between blind and sighted children in shared readings, creating opportunities for increasing the repertoire through exchanges and proposing strategies for overcoming inequalities. In order to do that, through experimental activity, concrete and neoconcrete poetry are translated into a support that is not based on the verbal text, but on the information emitted by the materials that make up the production of its physical support, based on Munari's proposals for the children's books’ conception and theoretically based on Peirce's semiotics, as well as on discussions about the application of this theory, proposed by Ferrara and Santaella. The reported experiment’s result is an book-object prototype that announces the original intentions of the chosen poems as a guiding axis for the analysis of the volunteers' interpretations.

Palavras-chave: design, semiótica, livro, deficiência visual,

Palavras-chave: design, semiotics, book, visual impairment,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-75_621811

Referências bibliográficas
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  • [9] Santaella, L. (2018). Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning.
Como citar:

Lima, Andre Moreira de; "A materialidade do suporte do livro não-verbal como emissora de informações para interações entre crianças cegas e videntes: elaboração de um protótipo", p. 1137-1148 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-75_621811

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