Dezembro 2022 vol. 10 num. 5 - 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo - Open Access.
A mercadoria do modo de produção capitalista e o objeto da produção simbólica do campo do Design. Relação entre sociedade e espaço social singular
The commodity of the capitalist mode of production and the object of symbolic production in the field of Design. Relationship between society and unique social space
ALMEIDA, Marcelo Vianna Lacerda de ;
Artigo:
Este trabalho tem como objetivo tomar o elemento fundamental da produção capitalista, a mercadoria, para trazer uma reflexão acerca da complexa relação entre este modo de produção e a atividade projetual do campo do design. A partir da observação de que há, ao longo do desenvolvimento histórico, divergência entre uma forma de produzir artefatos singulares em um espaço social específico e um modo de produção abrangente de bens na sociedade, propomos uma discussão empregando não só autores de teoria crítica, mas também Marx, o autor essencial cujos apontamentos nos permitirão, ao longo desse estudo, examinar a importante questão da inserção e do reconhecimento do design no avanço da sociedade capitalista.
Artigo:
This work aims to take the fundamental element of capitalist production, the commodity, to bring a reflection about the complex relationship between this mode of production and the project activity in the field of design. It is based on the observation that, over the course of historical development, there is a divergence between a way of producing unique artifacts in a specific social space and a comprehensive way of producing goods in society, we propose a discussion employing not only authors of critical theory, but also Marx, the essential author whose notes will allow us, throughout this study, to analyze the important issue of the insertion and recognition of design in the advancement of capitalist society.
Palavras-chave: Mercadoria; Objeto do design; Modo de produção capitalista.,
Palavras-chave: Commodity; Design object; Capitalist mode of production.,
DOI: 10.5151/ped2022-7373384
Referências bibliográficas
- [1] ALMEIDA, Marcelo Vianna Lacerda de. “Lá vão leis onde querem reis” (os dividendos da crença). In: Simpósio Interdisciplinar do Laboratório da Representação Sensível 2007 - O Unicórnio: imaginação, imaginário, fantasia. 6. Rio de Janeiro, 5 a 7 dez. 2007. Anais do VI Simpósio Interdisciplinar do Laboratório da Representação Sensível 2007 -
- [2] “A produção dos escorredores de plástico de arroz aconteceu em grande escala. Zorowich chegou a faturar 10% de cada unidade vendida”. RÉGIS, loc. cit.
- [3] Além deste exemplo do Lava arroz, temos outros, tais como os produtos projetados pelo engenheiro José Carlos Bornancini. São eles: talheres Camping, com uma forma na qual a colher, o garfo e a faca se integram em um conjunto para o uso prático em acampamentos e viagens, tesoura Multiuse, na qual a forma dos olhais permite o encaixe de todos os dedos e o uso por destros ou canhotos, para Zivi-Hercules e Hercules/Mundial; fogões de cozinha para a metalúrgica Wallig; rolhas Giromagic para garrafas térmicas, garrafas Chimarritas e geladeira para camping Gelita, para Termolar. Enciclopédia Itaú Cultural. Artes Visuais. Itaú Cultural, São Paulo, 2001-2022. ISBN 978-85-7979-060-7. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa486967/jose-carlos-mario-bornancini#:~:text=Desenvolve%20 os%20talheres%20Camping%20(1974,de%20patentes%2C%20muitas%20delas%20internacionais. Acesso em: 6 nov. 2020. Além disso, é interessante também notar na área da indústria automobilística, como o automóvel SUV passou a dominar o mercado, após o entendimento desse empreendimento acerca do desejo dos indivíduos tanto para trafegar off-road com um automóvel dotado de características oriundas do meio militar, quanto transitar na cidade com um automóvel seguro, confortável e dotado de sofisticação. MONEGATO, Marcelo. SUVs representam, pela primeira vez, mais da metade das vendas de carros novos no Brasil. AutoEsporte, Porto Alegre, 3 fev. 2022. Carros [online]. Acesso em: https://autoesporte.globo.com/mercado/noticia/2022/02/suvs-representam-pela-primeira-vez-mais-da-metade-das-vendas-de-carros-novos-no-brasil.ghtml. Acesso em: 5 fev. 2022.
- [4] O Unicórnio: imaginação, imaginário, fantasia. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2007. Disponível em: Meio digital [CD do Simpósio]
- [5] ________. Existe ciência para fazer design?. In: Colóquio Interdisciplinar do LIEDH - Crise social brasileira e suas representações acadêmicas. Reflexões interdisciplinares sobre práticas teóricas e docentes no mundo da cultura em perspectiva de engajamento e resistência. 2. Rio de Janeiro, 1 e 2 jun. 201 Anais do II Colóquio Interdisciplinar do LIEDH - Crise social brasileira e suas representações acadêmicas. Reflexões interdisciplinares sobre práticas teóricas e docentes no mundo da cultura em perspectiva de engajamento e resistência. Rio de Janeiro: UFRJ, 201 Disponível em: Meio digital [CD do Colóquio] / liedh.com.br.
- [6] ________. Há realmente especificidade no design para a sua regulamentação? Revista Tamanduá - Design, Arte e Representação Social. v. 1, n. 2, p. 22-42, ano 2/2015. ISSN 2359-3261. Disponível em: http://www.revistatamandua.grudar.com/wp-content/uploads/2016/04/revistatamandua_artigo-02_n-2_v-I_ano-2.pdf.
- [7] ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Os Pensadores. São Paulo: Victor Civita, 1984.
- [8] BONSIEPE, Gui. Design como prática de projeto [livro eletrônico/e-book]. São Paulo: Blucher, 2012.
- [9] BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
- [10] ________. A produção da crença. Porto Alegre: Zouk, 2006.
- [11] ________. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo, Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.
- [12] CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 13 ed. São Paulo: Ática, 2003.
- [13] Economistas Políticos / Adam Smith [et. al.]. Pedro Alcântara Figueira [org.]. São Paulo: Musa; Curitiba: Segesta, 2001.
- [14] FIGUEIRA, Pedro de Alcântara. Ferdinando Galiani, um humanista e tanto. Curitiba: Segesta, 2017.
- [15] FRASCARA, Jorge. Communication Design - Principles, methods and practice. New York: Allworth Press, 2004.
- [16] LOCKE, John. Dois tratados sobre o governo. São Paulo: Martins Fontes, 1998. – (Clássicos).
- [17] MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
- [18] ________. Salário, preço e lucro. São Paulo: Global, 1980.
- [19] ________. A ideologia Alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846) / Karl Marx, Friedrich Engels. São Paulo: Boitempo, 2007.
- [20] PEROBA, Ana Rita Valverde. Design Social: um caminho para o designer de moda?. 103 p. Dissertação (Mestrado em Design, Arte e Tecnologia). Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2008. ICIS. The International Centre for Creativity. Blog. Dinamarca Disponível em: https://sites.google.com/site/iciscenter/inspiration/ buckminster-fuller. Acesso em: 07/05/20
- [21] RICARDO, David. Princípios de Economia Política e Tributação. Os Economistas. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
- [22] STAUDT, Daiana. Projeto Design Social: valorização de produtos artesanais com enfoque no turismo local. In: Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 10. São Luís, 2012. Anais do X Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Luís, Maranhão: UFMA, 2012. v. 2. p. 4462-4473.
- [23] WOLFF, Janet. A produção social da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
- [24] ________. Aesthetics and the Sociology of Art. Londres: Taylor and Francis/Routledge, 1982.
Como citar:
ALMEIDA, Marcelo Vianna Lacerda de; "A mercadoria do modo de produção capitalista e o objeto da produção simbólica do campo do Design. Relação entre sociedade e espaço social singular", p. 384-398 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
São Paulo: Blucher,
2022.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/ped2022-7373384
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações