Abril 2017 vol. 2 num. 2 - VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas
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A METALINGUAGEM DE PROFESSORES DE PLE EM FORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DE PROFICIÊNCIA ORAL NA FORMAÇÃO DOCENTE
DETOMINI, Ana Carolina Silva Mendonça ;
Artigo Completo:
Este trabalho visa contribuir com subsídios para avaliação do desempenho metalinguístico oral do professor em formação de português como língua estrangeira (PLE) no EPPLE, o Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira. Especificamente, para a formulação de questões que buscam aferir a proficiência oral do professor ao fazer o uso da própria língua alvo para explicá-la, respeitando o conhecimento das regras de comunicação e de formas da língua portuguesa que são socialmente aceitas. Para tanto, foi feito um estudo de caso em dois contextos de pesquisa em PLE da UNESP/IBILCE, campus de São José do Rio Preto: o Teletandem Institucional Integrado (TTDii), um ambiente online de ensino-aprendizagem de línguas, e o Projeto de Extensão “Português Língua Estrangeira (PLE)”, cujas aulas são presenciais. A investigação, por meio dos dados coletados, propõe, mais especificamente, a i) identificar os tipos de perguntas e questões linguísticas levantadas pelos alunos em relação à língua portuguesa, enquanto aprendizes dessa língua; ii) identificar as dúvidas, levantadas pelos aprendentes de PLE, que forem mais recorrentes em ambos os contextos; iii) mapear como o professores em formação explicam as questões levantadas pelos aprendentes de PLE. Tais recorrências servirão de base para que se possibilite a criação de perguntas de avaliação para esse profissional no EPPLE, pautadas nos conceitos de avaliação que fundamentam o exame: a validade, a confiabilidade e a praticidade.
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Palavras-chave: EPPLE; metalinguagem; PLE,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-066
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Como citar:
DETOMINI, Ana Carolina Silva Mendonça; "A METALINGUAGEM DE PROFESSORES DE PLE EM FORMAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A AVALIAÇÃO DE PROFICIÊNCIA ORAL NA FORMAÇÃO DOCENTE", p. 835-851 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-695X,
DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-066
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