Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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“A moda mudou?” Análise da estabilizaçãoicônica do padrão de beleza feminino pela lente doinstagram da marca Nike Woman no período de2015 a 2019

“Has the fashion industry changed?” Analysis of the iconic stabilization of thefemale beauty standard through the Nike Woman instagram lens from 2015 to2019

Alves, Carolina Freitas Vaz ;

Artigo completo:

O padrão de beleza feminino se transformou e se transforma de forma contínua na sociedade em quevivemos. Desde Vênus de Willendorf até a modelo Gisele Bundchen, a mudança de percepção sobreaquilo que se considera belo anda passo a passo com a tecnologia, o mercado, a economia e apolítica. O Design estratégico por sua vez, surge neste cenário, com o objetivo de desenvolverprocessos que acompanhem tais transformações sociais e que ressignifique o ato de projetar deforma sistêmica. O presente trabalho tem como objetivo analisar a estabilização icônica do padrão debeleza feminino pela lente do instagram da marca Nike Woman no período de 2015 a 2019.

Artigo completo:

The standard of feminine beauty changes and changes continuously in the society in whichwe live. From Venus de Willendorf to the model Gisele Bundchen, a change of perception about whatis considered beautiful and a step by step with technology, the market, the economy and politics.Strategic Design, in turn, appears in this scenario, with the objective of developing processes thataccompany such social transformations and that redefine the act of designing in a systemic way. Thiswork aims to analyze an iconic stabilization of the female beauty pattern through the Nike Womanbrand instagram lens in the period from 2015 to 2019.

Palavras-chave: Padrão de Beleza; Design Estratégico; Estabilização da iconicidade; Instagram; Ressignificação,

Palavras-chave: Beauty pattern. Strategic Design. Stabilization of iconicity. Instagram. Resignification.,

DOI: 10.5151/cid2020-11

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Como citar:

Alves, Carolina Freitas Vaz; "“A moda mudou?” Análise da estabilizaçãoicônica do padrão de beleza feminino pela lente doinstagram da marca Nike Woman no período de2015 a 2019", p. 132-142 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-11

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