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A moda no cinema: criando padrões e influenciando gerações de consumidores

The Fashion on the Cinema: creating patterns and impacting generations of consumers

GUIMARÃES, Maria Paula ; RIBEIRO, Rita A. C. ;

artigo:

A história do cinema começa no final do século XIX e desde então vem encantando gerações. Apesar de ter surgido na Europa, foi nos Estados Unidos que teve seu maior desenvolvimento e consolidou-se como uma atividade de produção multidisciplinar e seus múltiplos estilos e gêneros tornaram-se objeto de vários estudos. Este artigo propõe a interpretação dos figurinos de filmes musicais por meio de uma classificação e da análise de três filmes: Amor, Sublime Amor (1961), Hair (1978) e Os Embalos de Sábado à noite (1977), propondo como a interação entre os processos de produção de um filme e a utilização de figurinos pode influenciar o consumo de moda, refletir e criar novos padrões de consumo de seus produtos.

artigo:

The history of cinema dates to the late 1880s and since then has been marveling generations. Despite appearing in Europe it was in the US that the cinema had its greatest development and consolidated itself as a multidisciplinary production activity and its multiples styles and genres became the object of several studies. This article proposes the interpretation and classification of the costumes of musical movies by analyzing and classifying three productions: West Side Story (1961), Hair (1978) e Saturday Night Fever (1977). We propose that the interaction between the production process of a movie and the use of its costumes can impact the fashion consumption, create refletion and new patterns of consumptions of its products.

Palavras-chave: Moda, cinema, consumo,

Palavras-chave: Fashion, Cinema, Consumption,

DOI: 10.5151/ped2018-4.2_ACO_05

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

GUIMARÃES, Maria Paula; RIBEIRO, Rita A. C.; "A moda no cinema: criando padrões e influenciando gerações de consumidores", p. 3016-3029 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.2_ACO_05

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