Dezembro 2016 vol. 3 num. 1 - VII Encontro Científico de Física Aplicada

Artigo - Open Access.

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A modelagem computacional como ferramenta tecnológica no Ensino de Física

NASCIMENTO, J. O. do ; NEIDE, I. G. ; GONZATTI, S. E. M. ; MORET, M. A. ;

Artigo:

Os fenômenos astronômicos apresentam como conhecimentos prévios específicos, uma grande quantidade de conteúdos físicos que necessitam ter sido aprendidos de forma significativa, para que esses fenômenos possam ser abordados. Destaca-se, devido às concepções alternativas verificadas pelos discentes nos diversos níveis de ensino, o fenômeno das estações do ano. Diante desta realidade, o presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação de uma metodologia de ensino para as estações do ano, por meio da modelagem computacional, utilizando o software Modellus. Um estudo de caso foi realizado, em uma pesquisa qualitativa, com o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica. Os alunos participantes pertencem a uma turma do curso técnico em informática, na forma da Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Com o auxílio da modelagem computacional, percebemos indícios de aprendizagem significativa na temática das estações do ano.

Artigo:

The astronomical phenomena are teaching often in physics without to study its specific previous knowledge that should be consolidated in the student's cognitive structure, so that it can be learned. The highlight, due to verified alternatives for students at various levels of education, is the phenomenon of the seasons of the year. We show in this paper some results regarding the implementation of a methodology for the seasons, through technological tools, grounded in meaningful learning of David Ausubel. The emphasis in the discussion presented here that on the use of computational modeling as an auxiliary tool in the teaching of the phenomenon of the seasons. A case study has done in a qualitative research, with the development of a pedagogical intervention with students from PROEJA (National program of integration between professional education with basic education in the form of youth and adult education). Throughout the intervention performed, we see evidence of meaningful learning in the seasons and its previous knowledge, through of developed activities in computational modeling.

Palavras-chave: Modelagem Computacional, Software Modellus, Estações do ano,

Palavras-chave: Computer Modeling, Software Modellus, Season of the years,

DOI: 10.5151/phypro-vii-efa-028

Referências bibliográficas
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Como citar:

NASCIMENTO, J. O. do; NEIDE, I. G.; GONZATTI, S. E. M.; MORET, M. A.; "A modelagem computacional como ferramenta tecnológica no Ensino de Física", p. 115-120 . In: Anais do VII Encontro Científico de Física Aplicada [=Blucher Physics Proceedings, v.3 n.1]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2358-2359, DOI 10.5151/phypro-vii-efa-028

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