Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A ‘Modelagem da Informação da Construção’ na formação acadêmica e atuação profissional do designer

The 'Building Information Modeling' in the academic formation and the designer professional performance

Moreira Neto, Edgardo ; Sampaio, Thais Mendes ;

Artigo completo:

O presente trabalho discute parte do cenário do ensino mineiro dos chamados projetos de “interiores” ou “ambientes” em relação à utilização do BIM (Building Information Modelling), que é uma metodologia projetual baseada na vinculação de informação construtiva ao desenho projetual em um modelo computacional. O BIM está em expansão e afeta o processo de criação e desenvolvimento de projetos na indústria da construção civil – do qual o design participa. Essa é uma pesquisa quali-quantitativa, desenvolvida na Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais, durante o primeiro semestre de 2019, que se utiliza de observação empírica, levantamento bibliográfico e aplicação de um questionário virtual com graduandos de arquitetura e design para ambientes. O estudo revelou que os alunos de design estão atrasados no conhecimento e uso de BIM quando comparado aos de arquitetura. Esta situação afeta negativamente os futuros profissionais de design e o mercado de construção, uma vez que o BIM tem se mostrado um caminho definitivo para o mercado.

Artigo completo:

This article discusses part of the local scenario of teaching of interior designs in relation to the use of Building Information Modelling (BIM), which is a project methodology based on connecting constructive information to the draw of the design. BIM is in expanding process and it affect the professionals of construction market - which design participates. This is a qualitative and quantitative research, developed at the Escola de Design da UEMG, in the first semester of 2019, which uses empirical observation, bibliographic survey and application of a virtual questionnaire with undergraduates of architecture and design. The study revealed that design students have less knowledge about use of BIM compared to architecture students. This situation affects future design professionals and the construction market, once BIM has proven to be a definitive path.

Palavras-chave: Modelagem da Informação da Construção; Design para Ambientes; BIM no Design,

Palavras-chave: Building Information Modelling; Interior Design; BIM in the Design,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-6.0021

Referências bibliográficas
  • [1] Bardin, L. (2008). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
  • [2] Brasil. (2018). Decreto n. 9.377, de 17 de maio de 2018. Institui a Estratégia de Disseminação do Building Information Modelling. Diário Oficial da União, Brasília, Edição 95, Seção 1, p.3, mai. 2018. Atos do Poder Executivo. Disponível em: . Acesso em: 18 fev. 2019.
  • [3] Checcucci, E. S. (2014). Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Engenharia Civil e o papel da Expressão Gráfica neste contexto. 2014. 17 f. il. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
  • [4] Delatorre, J. (2014). BIM na prática: Como uma empresa construtora pode fazer uso da tecnologia BIM. 2011. Disponível em: . Acesso em: 19 mai. 2019.
  • [5] Eastman, C., Teicholz, P., Sacks, R., & Liston, K. (2008). BIM Handbook: a guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers, and Contractors. New Jersey:John Wiley & Sons.
  • [6] Nbims. (2007). The National Building Information Standard, Overview, Principles and Methodologies. National Institute for Building Sciences, 1(1), Washington, DC.
  • [7] Possan, E., & Demoliner, C. A. (2013). Desempenho, durabilidade e vida útil das edificações: abordagem geral. Revista Técnico-Científica do CREA-PR - ISSN 2358-5420 - 1ª edição.
  • [8] Succar, B. (2009). Building Information Modelling Framework: a research and delivery foundation for industry stakeholders. Automation in Construction, 18(3), pp. 357-375.
Como citar:

Moreira Neto, Edgardo; Sampaio, Thais Mendes; "A ‘Modelagem da Informação da Construção’ na formação acadêmica e atuação profissional do designer", p. 2567-2573 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-6.0021

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações