Novembro 2023 vol. 12 num. 6 - 10º MXRio Design Conference 2023
Artigo - Open Access.
A natureza como sala de aula: por que chamar atenção do design para a educação ambiental no ensino básico?
Nature as a classroom: why draw attention from Design to environmental education in Elementary School?
Lachmann, Marianne von ; Couto, Rita Maria de Souza ; Portas, Roberta ;
Artigo:
Este artigo parte dos diários de campo da pesquisa de doutorado, em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-graduação em Design da PUC-Rio, intitulada “Redes de parcerias e a viabilização de atividades regulares na natureza com alunos da rede pública municipal de Petrópolis”. Propõe articular as abordagens do Design em Parceria no processo de viabilização de atividades intra e extramuros em escolas da rede municipal – objeto da pesquisa – por meio de três recortes nos diários de campo: a tecelagem com redes de parcerias locais; as opções metodológicas adotadas pela autora; e a revelação, aos alunos, da natureza como sala de aula. Ao dialogar com a pergunta título, o texto tem a intenção de iluminar as múltiplas faces da metodologia do Design em Parceria da PUC-Rio, norteadora dos trabalhos de campo, enfocando o caminho percorrido para viabilizar atividades regulares na natureza no Ensino Fundamental I. As referidas escolas estão situadas em comunidades populosas dentro da Área de Preservação Ambiental da Região Serrana de Petrópolis (APA Petrópolis), a primeira Unidade de Conservação (UC) de uso sustentável do país, constituída em 1982. Nessa região, a pressão antrópica conjugada a carências de infraestrutura de serviços de saneamento básico, habitação, geração de emprego e renda e transportes públicos esculpe a questão da educação, elemento chave no processo de geração de empatia com a causa da conservação da natureza.
Artigo:
This article is based on the field diaries of the doctoral research under development within the scope of the Graduate Program in Design at PUC-Rio, entitled “Partnership networks and the feasibility of regular activities in nature with children from Petrópolis public schools’ network”. It proposes to articulate Partnership Design’s approaches in the process of enabling in-outdoor activities in municipal schools – the object of the research – through three clippings in the field diaries: weaving with local partnerships’ networks; methodological options adopted by the author; and the revelation, to the students, of nature as a classroom. By dialoguing with the title question, the text intends to shed light on the multiple faces of PUC-Rio’s Partnership Design methodology, focusing on the path enabling regular activities in nature in Elementary School I. These schools are located in populous communities within the Protected Area of the Mountain Region of Petrópolis (APA Petrópolis), the first Conservation Unit (CU) for sustainable use in the country, established in 1982. In this region, anthropic pressure combined with infrastructure shortages for basic sanitation, housing, public transportation and income creation services sculps the issue of education, a key element in the process of generating empathy with the cause of nature conservation.
Palavras-chave: educação ambiental, sustentabilidade, atividades lúdicas, Design em Parceria,
Palavras-chave: environmental education, sustainability, play, Partnership Design,
DOI: 10.5151/mxriodc2023-017
Referências bibliográficas
- [1] "Ferguson, N. (2018). The square and the tower: networks, hierarquies and the struggle for global power. Penguin Books, Random House, Inglaterra.
- [2] Couto, R. M. S. (2017). O design social na PUC-Rio. In: Alfredo Jefferson de Oliveira, Carlo Franzato, Chiara del Gaudio (Eds). Ecovisões projetuais: pesquisas em design e sustentabilidade no Brasil. São Paulo. p. 29-36.
- [3] ONU. (2015). Objetivos de desenvolvimento sustentável. (Disponível em:https://brasil.un.org/pt-br/sdgs).
- [4] ONU. (2015). Acordo de Paris. (Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/node/88191).
- [5] Farbiarz, J. L.; Ripper, J. L. M. (2011). Design em parceria: visitando a metodologia sob a perspectiva do Laboratório de Investigação em Living Design da PUC-Rio. In: Luiz Antonio L. Coelho; Denise Westin. (Org.). Estudo e prática em metodologia em design nos cursos de pós-graduação. Teresópolis: Novas Ideias. p. 186-213.
- [6] ONU. (2000). Os objetivos de desenvolvimento do milênio. (Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/66851-os-objetivos-de-desenvovimento-do-milenio).
- [7] ONU. Declaração do Rio. (1992). (Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/91223-onu-e-o-meio-ambiente).
- [8] Couto, R. M. S. (1991). O ensino da disciplina de projeto básico sob o enfoque do design
- [9] social. Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado – Departamento de Educação, PUC-Rio.
- [10] Ripper, J. L. M. (1990). Entrevista (transcrita).
- [11] WORLD COMISSION ON ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT. (1987) Relatório Brundtland. ONU. (Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org).
- [12] Papanek, V. (1971). Design for the real world. p. 275-319. (Disponível em: https://monoskop.org/images/f/f8/Papanek_Victor_Design_for_the_Real_World.pdf)."
Como citar:
Lachmann, Marianne von; Couto, Rita Maria de Souza; Portas, Roberta; "A natureza como sala de aula: por que chamar atenção do design para a educação ambiental no ensino básico?", p. 234-251 . In: 10º MXRio Design Conference 2023.
São Paulo: Blucher,
2023.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/mxriodc2023-017
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações