Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A participação de usuários no processo de Design de Infográfico de dados estatísticos do IBGE – material de apoio ao ensino e aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental

The participation of users in the process of Infographic Design of statistical data of IBGE - material to support the teaching and learning of Geography in Elementary School.

Asami, Larissa Yumi ; Machado, Carolina Calomeno ;

Artigo completo:

Este artigo, apresenta o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso sobre o desenvolvimento de um infográfico para incentivar a leitura dos dados estatísticos do IBGE nas salas de aula de Geografia dos 7º e 8º anos do ensino fundamental nas escolas públicas do Brasil. O projeto utilizou a abordagem do design participativo para investigar o contexto de uso do infográfico e os seus stakeholders (desenvolvedores, docentes e alunos). Por fim, elaborou-se um infográfico com os dados estatísticos do IBGE, que foi testado quanto à compreensão e satisfação com os alunos do 8º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Padre Olímpio de Anchieta. Conclui-se que, a abordagem participativa aplicada ao processo de design orientou o desenvolvimento ao contexto, a colaboração e a iteratividade, resultando num infográfico para o ensino fundamental, capaz de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de gráficos e ao acesso à informação e a formação de cidadãos mais conscientes.

Artigo completo:

This article presents the results of Final Work Course about designing an infographic to encourage reading of IBGE statistical data in the Geography classrooms of the 7th and 8th years of elementary education in public schools in Brazil. The project used the participatory design approach to investigate the use context statistical data and its stakeholders (developers, teachers and students). Finally, an infographic was designed with the statistical data of the IBGE, which was tested with the students of the 8th grade elementary school of the Padre Olímpio de Anchieta State College. It is concluded that the participatory approach applied to the design process guided development to context, collaboration and iterativity, resulting in an infographic for elementary education, capable of contributing to the process of teaching and learning of graphics and access to information and the formation of more conscious citizens.

Palavras-chave: Infografia, Ensino Fundamental, Dados Estatísticos, Ensino-aprendizagem,

Palavras-chave: Infographic, Elementary School, Statistical Data, Teaching-learning,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-6.0011

Referências bibliográficas
  • [1] Baranauskas, M. C. C., Martins, M. C., e Valente, J. A. (2013). Codesign de Redes Digitais: tecnologia e educação a serviço da inclusão social. Penso Editora.
  • [2] Bertin, Jacques. (2000). A neográfica: construção de gráficos e tratamento gráfico de dados. Curitiba: [École des Hautes Études en Sciences Sociales], 2000. 12 p.
  • [3] Carvalho, Juliana; Aragão, Isabella. Infografia: Conceito e Prática. InfoDesign | Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v.9, n.3, p. 160 - 177, 2012.
  • [4] De Mattos, Alessandro Nicoli. (2015). Como mentir sutilmente com gráficos e estatísticas. 1ª Edição. 77p. Disponível em: archive.org/details/ComoMentirSutilmente. Acesso em: 06/2018
  • [5] INAF, Indicador de Alfabetismo Funcional. Estudo especial sobre alfabetismo e mundo do trabalho. São Paulo, 2016
  • [6] Mayer, Richard E. (2013). The promise of multimedia learning: using the same instructional design methods across diferent media. Departamento de Psicologia, Universidade da Califórnia, Santa Barbara, USA, p. 125-139.
Como citar:

Asami, Larissa Yumi; Machado, Carolina Calomeno; "A participação de usuários no processo de Design de Infográfico de dados estatísticos do IBGE – material de apoio ao ensino e aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental", p. 2517-2523 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-6.0011

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações