Setembro 2015 vol. 2 num. 2 - 7º Congresso Internacional de Design da Informação
Artigo Completo - Open Access.
A pedagogia animada das coisas – um estudo de caso sobre Design na disciplina de princípios da animação
The animated pedagogy of things - a case about Design in Animation principles discipline
Cruz, Gabriel Filipe Santiago ;
Artigo Completo:
O presente artigo tem como objetivo descrever uma experiência de ensino-aprendizagem na disciplina "princípios de animação" em um curso de Design. Para desenvolver a atividade, o autor busca estabelecer um diálogo entre as ideias pedagógicas de Luigi Giussani e Pier Paolo Pasolini para desenvolver uma proposta de atividade lúdica em sala de aula utilizando tecnologias analógicas com alunos acostumados com o mundo digital.
Artigo Completo:
The present essay reports a learning experience at “Principles of Animation” discipline of a Design graduation course. The author seeks to establish a dialogue between the pedagogical ideas of Luigi Giussani and Pier Paolo Pasolini in order to develop a classroom ludic activity, using analogical technologies at a digital-cultured class.
Palavras-chave: Ensino em design, design de animação, tecnologias analógicas,
Palavras-chave: Design teaching, Animation Design, analogical technologies.,
DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_123
Referências bibliográficas
- [1] CRUZ, G. F. S. 2013 Desenvolvendo narrativas animadas para a Educação. Dissertação de mestrado não publicada. Programa de pós-graduação em Design. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
- [2] GIUSSANI, L. 2004 Educar é um risco: como criação de personalidade e de história. Bauru: EDUSC, Brasil
- [3] GIUSSANI, L. 2009 O Senso Religioso. Brasilia: Editora Universia, Brasil
- [4] PASOLINI, P. P. 1990 Os Jovens Infelizes – Tradução de Michel Lahud e Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Brasiliense, Brasil
- [5] SAVORANA, A. 2013 Vita di Don Giussani. Milão. Rizzoli, Itália
- [6] Fresh Guacamole, dirigido por PES. Duração: 1:40 min. EUA, 2013 Andlt; https://www.youtube.com/watch?v=dNJdJIwCF_YAndgt; (acessado em 25 de novembro de 2013)
- [7] Roof Sex, dirigido por PES. Duração: 1:10 min. EUA, 2008 Andlt; https://www.youtube.com/watch?v=1aodpb3vFU0Andgt; acessado em 25 de novembro de 2013)
- [8] Game Over, dirigido por PES. Duração: 1:40 min. EUA, 2008 Andlt; https://www.youtube.com/watch?v=Ovvk7T8QUIUAndgt; (acessado em 25 de novembro de 2013)
Como citar:
Cruz, Gabriel Filipe Santiago; "A pedagogia animada das coisas – um estudo de caso sobre Design na disciplina de princípios da animação", p. 342-349 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2].
São Paulo: Blucher,
2015.
ISSN 2318-6968,
ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_123
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações