Junho 2017 vol. 3 num. 11 - 16° Ergodesign – Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica
Artigo Completo - Open Access.
A PERCEPÇÃO DOS AFFORDANCES EM MAÇANETAS DE AUTOMÓVEIS
THE PERCEPTION OF AFFORDANCES IN DOOR HANDLES OF AUTOMOBILES
Quaresma, Manuela ; Medina, Bruno ; Loureiro, Mariah ; Gomes, Danila ;
Artigo Completo:
Este artigo é resultante de uma pesquisa que verificou como as maçanetas dos automóveis são percebidas pelos usuários. Com o auxílio do Eyetracking pôde-se perceber quais os pontos mais facilmente notados nas maçanetas pelos participantes dos testes e quais as características atribuídas a cada uma delas, levando em consideração a sua forma.
Artigo Completo:
This article is the result of a research that verified how the door handles of the automobiles are perceived by the users. Using Eyetracking, it was possible to see which points were easily noticed on the door handles by the participants of the tests and what characteristics were assigned to each one, taking into account their shape.
Palavras-chave: Ergodesign, Design de Produto, Affordance, Eyetracking, Automóveis,
Palavras-chave: Ergodesign, Product Design, Affordance, Eyetracking, Automobiles,
DOI: 10.5151/16ergodesign-0094
Referências bibliográficas
- [1] GIBSON, J. J. The Ecological Approach to Visual Perception. Houghton Mifflin, 1979. 322p.
- [2] NORMAN, D. Affordance, Conventions and Design. Interactions, v.6, p.38-43, 1999.
- [3] HSU, S. H. et al. A semantic differential study of designers’ and users’ product form perception. International Journal of Industrial Ergonomics, v 25, p. 375- 391, 2000.
Como citar:
Quaresma, Manuela; Medina, Bruno; Loureiro, Mariah; Gomes, Danila; "A PERCEPÇÃO DOS AFFORDANCES EM MAÇANETAS DE AUTOMÓVEIS", p. 982-991 . In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/16ergodesign-0094
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações