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A PERSONAGEM COMO CONDUTORA DA NARRATIVA JOGÁVEL

Scarpi, Kate ;

Artigo Completo:

O artigo tem como objetivo demonstrar por meio de revisão bibliográfica e estudos de caso, como a personagem de jogos digitais pode tornar-se um elemento de exploração da narrativa jogável. Os jogos vêm ganhando força como mídia de exploração narrativa, sendo, neste sentido, comparados por autores como Murray (2003), a outras formas de expressão como a literatura e o cinema. Porém, diferentemente destas, os jogos digitais estabelecem relações de interação com uma figura ontologicamente distinta da do espectador ou leitor: o jogador. É ele quem controlará uma personagem jogável ou avatar que irá conduzir à narrativa e apresentar o universo fictício a este sujeito-jogador, desvelando suas diferentes camadas de interação e potencialidades.

Artigo Completo:

Palavras-chave: personagem; narrativa; jogos digitais; game design; jogabilidade; videogame,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0378

Referências bibliográficas
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Como citar:

Scarpi, Kate; "A PERSONAGEM COMO CONDUTORA DA NARRATIVA JOGÁVEL", p. 4398-4409 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0378

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