Novembro 2016 vol. 2 num. 9 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design
Artigo Completo - Open Access.
A PERSONAGEM COMO CONDUTORA DA NARRATIVA JOGÁVEL
Scarpi, Kate ;
Artigo Completo:
O artigo tem como objetivo demonstrar por meio de revisão bibliográfica e estudos de caso, como a personagem de jogos digitais pode tornar-se um elemento de exploração da narrativa jogável. Os jogos vêm ganhando força como mídia de exploração narrativa, sendo, neste sentido, comparados por autores como Murray (2003), a outras formas de expressão como a literatura e o cinema. Porém, diferentemente destas, os jogos digitais estabelecem relações de interação com uma figura ontologicamente distinta da do espectador ou leitor: o jogador. É ele quem controlará uma personagem jogável ou avatar que irá conduzir à narrativa e apresentar o universo fictício a este sujeito-jogador, desvelando suas diferentes camadas de interação e potencialidades.
Artigo Completo:
Palavras-chave: personagem; narrativa; jogos digitais; game design; jogabilidade; videogame,
Palavras-chave: ,
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0378
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Como citar:
Scarpi, Kate; "A PERSONAGEM COMO CONDUTORA DA NARRATIVA JOGÁVEL", p. 4398-4409 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0378
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