Pôster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

A PERSPECTIVA DA EQUIPE INTERDISCIPLINAR SOBRE O

A PERSPECTIVA DA EQUIPE INTERDISCIPLINAR SOBRE O

Oliveira, Carla Ferreira de ; Rodrigues, Fernanda Machado Silva ; Santos, Maiara Rodrigues dos ;

Pôster:

Justificativa

No cotidiano das Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas (UTIPs), a equipe interdisciplinar em saúde lida com crianças gravemente doentes e vivencia relacionamentos de suporte e colaboração com pacientes pediátricos e suas famílias, com vistas a prestar um "bom cuidado" para essa clientela.

 

Objetivo(s)

Conhecer como profissionais da equipe interdisciplinar compreendem o "bom cuidado" para uma criança gravemente doente e sua família na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

 

Método(s)

Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica na cidade de São Paulo - SP, com sete profissionais da equipe interdisciplinar, envolvidos no cuidado da criança gravemente doente por pelo menos três meses.


Resultado(s)

Os resultados da pesquisa apontaram o estabelecimento de prioridades no cuidado seguindo-se a perspectiva interdisciplinar (sendo prioritárias: a manutenção respiratória, cardíaca e nutricional da criança); como se deu o considerado "bom cuidado" para a criança e família (incluindo-se o cuidado digno de final de vida), além de identificar os caminhos percorridos ao longo do processo de tomada de decisões terapêuticas complexas, frente à gravidade do caso, considerando-se ainda os potenciais conflitos nos relacionamentos entre equipe e família.

 

Conclusão(ões)

A pesquisa trouxe a perspectiva dos diferentes profissionais sobre os elementos que embasam a prática do "bom cuidado" em saúde, promovendo o despertar para a integralidade do cuidado por meio de relacionamentos baseados no respeito, empatia, diálogo, do saber e do conhecimento técnico-científico, do estabelecimento de metas e objetivos clínicos claros e do respeito a crença e a espiritualidade da família.

Pôster:

Justificativa

No cotidiano das Unidades de Terapia Intensiva Pediátricas (UTIPs), a equipe interdisciplinar em saúde lida com crianças gravemente doentes e vivencia relacionamentos de suporte e colaboração com pacientes pediátricos e suas famílias, com vistas a prestar um "bom cuidado" para essa clientela.

 

Objetivo(s)

Conhecer como profissionais da equipe interdisciplinar compreendem o "bom cuidado" para uma criança gravemente doente e sua família na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.

 

Método(s)

Pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, desenvolvida em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica na cidade de São Paulo - SP, com sete profissionais da equipe interdisciplinar, envolvidos no cuidado da criança gravemente doente por pelo menos três meses.


Resultado(s)

Os resultados da pesquisa apontaram o estabelecimento de prioridades no cuidado seguindo-se a perspectiva interdisciplinar (sendo prioritárias: a manutenção respiratória, cardíaca e nutricional da criança); como se deu o considerado "bom cuidado" para a criança e família (incluindo-se o cuidado digno de final de vida), além de identificar os caminhos percorridos ao longo do processo de tomada de decisões terapêuticas complexas, frente à gravidade do caso, considerando-se ainda os potenciais conflitos nos relacionamentos entre equipe e família.

 

Conclusão(ões)

A pesquisa trouxe a perspectiva dos diferentes profissionais sobre os elementos que embasam a prática do "bom cuidado" em saúde, promovendo o despertar para a integralidade do cuidado por meio de relacionamentos baseados no respeito, empatia, diálogo, do saber e do conhecimento técnico-científico, do estabelecimento de metas e objetivos clínicos claros e do respeito a crença e a espiritualidade da família.

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/sabara2022-1355

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Oliveira, Carla Ferreira de; Rodrigues, Fernanda Machado Silva; Santos, Maiara Rodrigues dos; "A PERSPECTIVA DA EQUIPE INTERDISCIPLINAR SOBRE O ", p. 95-96 . In: Anais do 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2022-1355

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações